TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS

Exames: ROTINAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  6.504 Palavras (27 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 27

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

SINIRA ROQUE CAVALCANTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ROTINAS E TÉCNICAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO

Manaus

2013

SINIRA ROQUE CAVALCANTE

ROTINAS E TÉCNICAS CONTÁBEIS

Trabalho de Conclusão de Curso, Apresentado a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, , como requisito final para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a Orientação da Professora Msc. Maria Albanisa Correia Marinho e do Professor Esp. Paulo Roberto Costa.

Manaus

2013

DEDICATÓRIA:

AGRADECIMENTOS

SUMÁRIO 6

1. INTRODUÇÃO 7

2. ATIVIDADES PRELIMINARES 8

2.1 ABERTURA DE EMPRESA. 8

2.2 COMÉRCIO 9

2.3 PRESTADORAS DE SERVIÇOS 10

2.4 ASSOCIAÇÕES, COOPERATIVAS E FUNDAÇÕES 11

2.5 E-COMMERCE 12

2.6 RECURSOS HUMANOS 13

2.7 CONTAS A PAGAR 14

2.8 CONTAS A RECEBER 15

3. OPERACIONALIZAÇÃO Contábil 16

3.1 SISTEMA CONTÁBIL 16

3.2 REGISTROS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS (APENDICES DE BP/DRE/DFC) 16

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 17

5. AUDITORIA 18

5.1 ASPECTOS TEÓRICOS 18

5.2 ACHADOS DE AUDITORIA 19

5.3 RECOMENDAÇÕES DE AUDITORIA 20

6. CONCLUSÃO 21

7. REFERÊNCIAS 22

8. APÊNDICES 24

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de Conclusão de Curso, aborda os principais aspectos das rotinas e práticas contábeis, visando demonstrar todo conhecimento adquirido com a elaboração do TCC ,inclui aspectos administrativos, econômicos e financeiros de uma empresa na fase do seu desenvolvimento inicial.

Na primeira etapa o trabalho se inicia pelo processo de abertura de uma empresa de sociedade LTDA, e os procedimentos exigidos, desde a abertura até a sua constituição, pelos órgãos competentes.

Na segunda etapa iniciaremos um estudo sobre as empresas de Serviço, Empresas comerciais, Empresas industriais, Empresa de Comércio Eletrônico (E- Commerce), associações e cooperativas, bem como, as particularidades específica de cada setor.

Na terceira etapa abordaremos os quatro departamentos fundamentais de uma empresa para a contabilidade, que são: Os departamentos de Recursos Humanos, o Departamento de Pessoal, Contas a Pagar e Contas a Receber, onde foi demonstrado todo o funcionamento desses setores.

Na quarta etapa apresentaremos operacionalização do sistema contábil, registros e relatórios contábeis (apêndices de BP/DRE/DFC).

Na quinta etapa serão demonstradas as análises e interpretações dos relatórios contábeis, onde a situação Financeira da empresa será apresentada nos Índices de estrutura de capital, financeiro e econômico.

Na sexta etapa abordaremos a importância da auditoria contábil no combate as fraudes e prevenção de irregularidades dentro das empresas, bem como, as recomendações e os achados de auditoria para fins de auxilio da empresa em seu percurso.

Pretendo no término dessa pesquisa teórica e prática, obter os conhecimentos necessários para serem aproveitados em minha profissão com segurança e competência quando estiver atuando no mercado.

2. ATIVIDADES PRELIMINARES

No decorrer do ano letivo desenvolvemos as seguintes atividades: abertura de empresa, departamento de recursos humanos, departamento de contas à pagar, departamento de contas à receber, empresa comercial e industrial, E-commerce, Serviços, Associações e Cooperativas. Essas atividades demonstram na prática as rotinas de um escritório de contábil.

2.1 ABERTURA DE EMPRESA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com