TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo as Avessas

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.816 Palavras (28 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 28

RACISMO ÀS AVESSAS NO BRASIL.

Sempre surge o assunto do racismo em várias ocasiões, independente de ser na escola ou trabalho. O assunto mais abordado, seria o fato de um negro ter o racismo... Mas a questão é: Ele está defendendo o racismo, ou também é racista?

O mais pensado sobre esse assunto, seria que racista é a pessoa que luta contra o racismo. Há sempre os defensores da democracia racial brasileira, onde todos são igualmente felizes, independente de ser negro, branco, amarelo, mestiço ...

Em uma viagem feita, foi constatado que não é possível resolver quaisquer tipo de problema, sendo ele físico, psicológico ou social.

Em algumas cidades é possível diferenciar o racismo logo de cara, quando vemos grande discriminação contra os negros no mercado do trabalho.

O racismo normal seria o branco contra o negro, agora se for os negros contra os brancos são chamadas "avessas". Quando ocorria a escravidão era permitido esse sentimento de racismo, onde criavam um grupo de negros para a revolta.

Em questão ao espaço negro no Brasil, os brancos são sempre bem vindos. Os negros não se preocupam em "ceder" uma parte de seu espaço para os brancos, nas escolas de samba, nas festas black e também no funk do Rio. Por outro lado, no "espaço" do branco, continua completamente fechado aos negros, como os melhores empregos, clubes, mídia, poder político... Os negros foram e ainda continuam sendo expulsos de lugares conhecidos como local de "brancos", já os brancos nunca foram barrados em nenhum lugar onde seja taxado como local dos "negros".

Através de todas essas informações é injusto taxar o negro como racista ! Ou seja, lutar contra o racismo, é uma coisa. Ser racista é outra !

Os negros que responderem ao racismo branco, não estariam cometendo "as avessas" e sim, se defendendo. Não é da índole do negro dar o troco, e agir da mesma forma que o branco.

Em qualquer lugar que chegamos a ir, encontramos alguma forma de racismo do branco contra o preto, e somos obrigados a conviver com essa situação de democracia; a sociedade vê o negro como um ser incapaz.


OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A comunicação e a sociedade estão juntas, funcionando como par perfeito, ou seja, a comunicação dá ibope para o que acontece na sociedade. Antes os negros liam revistas e só viam imagens de brancos... Adolescentes negras liam Capricho e outras revistas femininas e só encontravam fotos de brancos e loiras. Tirando a parte da infância, onde todas as crianças negras que tinham muitas bonecas, e todas elas eram loiras... Os negros se sentiam invisíveis perante a sociedade, e acabavam perdendo sua própria auto-estima. Onde eles não tinham espaço. Há lugares que ainda publicam revistas "só" para negros... Olha o tamanho do racismo e da discriminação apenas nessa palavra. Não existe uma revista só para negros, as revistas publicadas são para qualquer tipo de pessoa, qualquer um pode comprar uma revista, tanto negros, brancos, amarelos, mestiços ...

Já foi pedido à agencias de propagandas deixarem de descrever os negros como pessoas negativas. E falar que a família negra também é consumidora, e consome honestamente. Desses tempos até os dias de hoje, podemos ver uma grande melhoria nesse tipo de propagandas.

Temos como exemplos: 
1- Chico Anysio - Um grande humorista do país..Quando foi garoto-propaganda de uma marca de sandálias, posou em vários outdoor, onde eles estava bem produzido mostrando o conforto daquelas sandálias. Mas algum tempo depois Chico foi divulgar uma das cachaças mais famosas do país, e pintou o rosto de preto para fazer a propaganda, onde oferecia a bebida, insinuando que o negro era bebedor. Praticamente todos bebem cachaça hoje em dia, mas não é certo apontar diretamente ao negro. Para ter mais sucesso nessa propaganda, deveriam ter usado mais variações de pessoas, insinuando ao publico que todos tomam a cachaça. E aí está mais uma imagem negativa contra os negros: cachaceiros !

2- Reynaldo de Barros (prefeito de SP) -  Decidiu fazer uma propagando a fim de reduzir o imposto municipal, a ideia era mostrar o quanto era um roubo o imposto. Junto ao texto que falava sobre o roubo, havia uma foto em que um adolescente negro estava com um revolver em punho, (com a faixa obrigatória que cobre os olhos de menores infratores). Podemos ver e sabemos que a maioria dos roubos causados hoje em dia, são conhecido como "colarinho brancos". Aí vemos o quão errado é a afirmação feita por essa propaganda, que investe em destruir o caráter do negro.

3- Propaganda de TV - Em um anúncio de alarme contra roubo, um homem negro pulava o muro para assaltar uma casa. Mas devemos pensar que há sim ladrões negros, mas a maior parte deles são brancos também.

4- Jornal paulista - Desenvolveu uma campanha para TV, o ator Luiz Fernando Guimarães que encenou a campanha, exibe um caderno, onde destaca-se uma foto de um grande talento, um comediante negro Tião Macalé. Foi alegado que essa escolha não foi feita pelo fato de Tião ser negro e sim por ser feio. Aí está, uma pessoa negra a uma publicidade foi relacionada a feiura e ao ridículo.

Em outras 5 propagandas selecionadas, exibem pessoas japonesas, e brancas, e em nenhuma delas possuem sequer uma pessoa negra. Em algumas propagandas ainda são com musicas de funk pesado, reggae e pagode, todos de cultura negra.O que é terrível trazer para a publicidade um som de cultura negra e não trazer seus próprios produtores. Há muitas melhorias ainda a serem feitas em questão de publicidade. Em um jornal surgiu uma pergunta "Qual é a cor do nosso mercado?" , dizem que os negros não aparecem tanto por não consumirem muito. E a resposta é de que de 20% a 25% dos bens de marcas são consumidos por negros e pardos.

Mas também sabemos que a maioria das pessoas pobres e com baixo poder de consumo são os negros e os pardos, realmente. Mas existe sim negros na classe média que consome, podem não consumir coisas de luxo, mas consomem bastante. Somando o que a classe média e a classe baixa consome, é uma grande quantidade.

Um jornal de SP, fez um levantamento e viu que realmente o que gera a propaganda na TV brasileira é o fato da discriminação e invisibilidade dos negros. Podemos ver que na maioria de programas que aparecem negros, as cenas em que eles estão presentes tem um tempo bem menor de aparição do que os brancos. E seus papeis sempre são os mais baixos...

As pessoas tentam tampar o racismo como se estivessem tampando o sol com a peneira. O racismo que acontece está tão claramente que qualquer um é capaz de enxergar.Quando se tem um publicitário que está ciente de todos esses fatos, fica mais fácil de orientar seus clientes. Aliás, todos que estão ciente deveriam ter essa atitude. Em uma matéria do RIO, se diz que uma rede de bancos e uma grande rede de lojas de cosméticos estavam investindo no segmento negro.

De uma forma ou de outra a globalização tem prejudicado a sociedade negra, vendo por outro lado a propaganda de hoje em dia vem beneficiando um pouco. Nos Estados Unidos o negro construiu um espaço importante. Onde a propaganda está envolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (307.8 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com