TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raios Solares

Trabalho Escolar: Raios Solares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

uva, uvb e uvc.....

Cuidados que devem ser tomados com a chegada do verão:

A exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. E só com uma proteção adequada se consegue um bronzeado saudável e duradouro. Durante o verão, os efeitos nocivos do sol afetam principalmente a pele da face, pescoço, colo e braços, que são as partes mais expostas do corpo.

Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento, e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele. Para se proteger destes raios, que trazem malefícios pra pele, deve-se tomar os seguintes cuidados:

– Aplicar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 15 e espalhar em camadas fartas pelas áreas mais afetadas, reaplicando a cada três horas;

– Usar barreiras físicas como, chapéu, bonés e camisas de tecido escuro, para evitar a radiação solar;

– Ficar em ambientes frescos e com roupas leves;

– Evitar o excesso de exposição ao sol das 10:00h às 16:00h.

Existem filtros modernos com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água. Por isso, crianças devem sempre usá-los, principalmente quando na praia ou piscina. As pessoas que tem a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS de 45 a 60.

Segundo o dermatologista do HGB, Dr. Benjamin Baptista de Almeida, “a exposição ao sol fora do horário crítico, o uso de roupas claras e ventiladas, o uso de filtro solar de boa qualidade, além de boas alimentação e hidratação, constituem fatores básicos e indispensáveis para manter a saúde da pele durante o verão”.

A umidade também é um fator prejudicial

As doenças de pele também são muito freqüentes no verão. O excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras). Outra doença comum nessa época do ano é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias.

Para prevenir o contágio, é preciso tomar alguns cuidados:

– Procure sempre andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas quando estiver na praia.

– Não deixe de secar muito bem todo corpo, principalmente as juntas e entre os dedos dos pés.

– Depois da praia, tome um banho frio ou morno com sabonete neutro.

– Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela descasque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com