TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Quimicas

Ensaios: Reações Quimicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros.

Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas(átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação se manifestam microscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. De fato, essas leis, no modelo atômico de Dalton, se justificariam pelas leis de conservação acima explicitadas e pelo fato de os átomos apresentarem valências bem definidas. Ao conjunto das características e relações quantitativas dos números de espécies químicas presentes numa reação dá-se o nome de estequiometria.

Deve-se salientar que uma ligação química ocorre devido a interações entre as nuvens eletrônicas dos átomos, e que então reação química apenas envolve mudanças nas eletrosferas. No caso de ocorrer mudanças nos núcleos atômicos teremos uma reação nuclear. Ao passo que nas reações químicas a quantidade e os tipos de átomos sejam os mesmos nos reagentes e produtos, na reação nuclear, as partículas subatômicas são liberadas, o que causa redução de sua massa, sendo este um fato relacionado à existência de elementos isóbaros, isótopos e isótopos entre si.

Tradicionalmente, as reações químicas podem ser classificadas de acordo com o número de reagentes e produtos em cada lado da equação química que representa a reação:

Reações de síntese, composição ou adição (A + B = AB);

Reações de análise ou decomposição (AB = A + B);

Reações de simples troca ou deslocamento (AB + C = AC + B);

Reações de dupla troca (AB + CD = AD + CB).

Outra classificação categoriza as reações em dois tipos:

Reações de oxirredução ou reações redox

As demais reações

Algumas reações de síntese, algumas de análise, todas de simples troca e nenhuma de dupla troca são reações de oxirredução

Um tipo de reação que não encontra paralelo nas classificações acima é a chamada reação de isomerização.

A estequiometria é um cálculo das quantidades que participam de uma reação química, feito com base nas leis das reações.

Sua importância está na determinação das quantidades de reagentes necessários à reação e a quantidade de produto que se formará, evitando o uso de excesso, que torna oneroso um processo químico.

Quando uma das substâncias reagentes é consumida totalmente é chamada de substância limitante, pois limitará a quantidade dos produtos formados.

Conhecendo-se as menores quantidades ou proporções em que as moléculas reagem, baseando-se nos coeficientes da equação balanceada, podemos converter esses números em quantidade de massa.

Em um mol de qualquer molécula, existem 6,02 x 1023 moléculas e sua massa é calculada através da soma das massa atômicas dos átomos que constituem a molécula.

Uma das unidades de concentração usada é a Molaridade (M), que é definida como a quantidade de matéria (em mol) por litro de solução:

M= n/(V(L))

Onde: M = molaridade da solução (mol/litro);

n = quantidade de matéria (mol);

V = volume da solução (litros).

n=m/(massa molar)

Onde: m = massa total da substância em gramas;

Massa molar = massa de um mol da substância em gramas.

OBJETIVOS

Identificar algumas reações, de acordo com o processo envolvido, como o de síntese, analise e dupla troca.

Analisar o aspecto quantitativo das reações.

MATERIAIS E REAGENTES

Bico de Bunsen

Tubos de ensaio

Carbonato de cálcio

Magnésio em fita

Estante para tubos de ensaio

Béqueres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com