TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Quimicas

Casos: Reações Quimicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  875 Visualizações

NTRODUÇÃO

Uma reação química ocorre quando certas substancias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e restabelecidas de outa maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor pra iniciar a reação.

A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substancias (produtos), diferentes das originais. Quando as substancias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.

Liberação de gás:

Ocorre quando os reagentes são substâncias não gasosas e pelo menos um dos produtos é gasoso. Durante a reação química notamos a liberação deste gás pela formação de bolhas.

Mudança de coloração:

Ocorre quando o produto apresenta coloração diferente a dos reagentes. Devemos ter cuidado nesse item, por que se a nova cor observada é resultado de uma combinação das cores dos reagentes, não podemos afirmar que houve uma reação química. O resultado aqui não é conclusivo. O teste só é conclusivo quando a nova cor observada é inesperada, isto é, não pode resultar de indícios das cores dos reagentes então se pode dizer que houve uma reação química.

Formação de precipitado:

Os reagentes são solúveis (dissolvem em água) e pelo menos um dos produtos é insolúvel. Há vários tipos de precipitados que podem ser observados em uma reação. Eles variam de acordo com o

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com