TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Quimicas

Trabalho Universitário: Reações Quimicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 11

REAÇÕES QUÍMICAS

Autoras: Larissa C. Lago e Leidiane Bonin.

Química licenciatura, 2ª fase; florlarissa11@hotmail.com

Palavras Chave: Reagentes, produtos.

Introdução Chamamos de reação química a transformação de substâncias chamadas de reagentes em outras substâncias, com propriedades totalmente distintas e que recebem o nome de produtos da reação. As reações químicas são acompanhadas de certa variação energética. (PRESSOTO, W. 2007, p.101). Não devemos confundir reação química com mistura. Numa reação química as mudanças que ocorrem são profundas e só afeta a própria natureza da substância, em uma mistura elas conservam suas propriedades, e se produzem mais uma variação de aspectos que uma verdadeira mudança.

[...] por exemplo, se misturarmos pó de cobre(avermelhado) e enxofre(amarelado), obtemos um pó que a primeira vista, parecerá homogêneo, de cor alaranjada. Os compostos desta mistura são facilmente separáveis. Se a mistura for aquecida até a fusão do enxofre, a cor passa a ser preta, e se obtém um sólido com propriedades totalmente distintas. Nesse caso ocorrerá uma reação química e, para conseguirmos separar seus componentes, os métodos físicos não serão suficientes. (PRESSOTO, W. 2007, p. 101)

As reações químicas são representadas por equações química, que mostram as fórmulas das substâncias participantes, em proporções adequadas. Uma equação química é formada por dois ou mais termos separados por uma ou duas flechas, que indicam o sentido da reação. Na esquerda estão as fórmulas das substâncias reagentes e no da direita as dos produtos da reação. Quando necessário, as fórmulas são precedidas por números, chamados de coeficientes, que indicam a proporção em número de moléculas com que participam cada uma das substâncias. “[...] Os coeficientes indicam a conservação dos átomos, sendo que o número de átomos de cada elemento nos reagentes deve ser o mesmo nos produtos.” (PRESSOTO.W. 2007, p. 102). Esquematicamente: xA + yB+...→zC + tD... x, y, z, t: coeficientes A; B: reagentes C; D: produtos

Como uma reação química é um rearranjo dos átomos, é necessário que o número total de reagentes seja igual ao número total dos produtos. Quando ocorre isso dizemos que a equação está balanceada. Existem muitos critérios pelos quais pode-se classificar as reações químicas. Porém vamos falar de somente dois: de acordo com o sentido da reação e de acordo com sua forma. 1- Sentido: Um a reação pode ser reversível ou irreversível. Reversível quando, a partir dos produtos, é possível obter as substâncias iniciais, a reação não é completa (é representada por uma flecha dupla). Irreversível no caso contrário, ela não termina enquanto não se consumir totalmente uma das substâncias reagentes (é representada por uma única flecha voltada para a direita). 2- Forma: De acordo com a forma, uma reação pode ser: a) Reação de síntese ou de adição: Quando duas ou mais substâncias reagem para formar outra, mais complexa. b) Reação de análise ou decomposição: Quando uma substância mais complexa se decompõe em dois ou mais elementos mais simples.

Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Prof. Clovis Piovezan Química Licenciatura Química Inorgânica Experimental

Relatório Experimental

c) Reação de deslocamento ou de simples troca: É uma reação em que um dos elementos só composto é substituído por outro. d) Reação de dupla troca: Nessa reação há a troca de um elemento ou grupo de elementos ente as substâncias reagentes, ou seja, quando as substâncias trocam partes entre si. e) Reação de oxi-redução: Um reagente tem” vontade de ceder elétrons “e outro, “vontade de receber elétrons”. “Existem fatores que influem nas reações, a maioria das reações se realizam nas condições normais. Exemplo: AgNO3 + NaCl→ AgCl + NaNO3

Essa reação é espontânea, bastando que os reagentes entrem em contato, estando em solução. Outras, dependendo de certos fatores, podem se realizar mais ou menos lentamente. Esses fatores ou substâncias chamam-se catalisadores e não participam da reação, atuam por simples presença. Exemplo: Fe+ O2→ FeO2

Porém, quanto maior a umidade do ar, mais depressa se forma a ferrugem. Outras reações só se realizam com a presença obrigatória de um agente físico. Exemplo: H2 + ½ O2→ H2O (descarga elétrica)

As reações que ocorrem nos seres vivos também precisam de catalisadores, que são substâncias orgânicas produzidas pelo próprio organismo. Sem enzimas a velocidade de reação é nula, isso é, a reação não se realizaria. Nas reações enzimáticas os reagentes são chamados de substratos. “(PRESSOTO, W. 2007, p. 103). Também são conhecidos agentes físicos que influem nas reações, como: - Fotossíntese: Síntese sob a ação de luz. É o processo de obtenção de substâncias orgânicas, a partir de substâncias minerais, realizada pelos vegetais verdes. A clorofila age como catalisador. - Fotólise: Análise sob ação da luz. É por isso que muitas substâncias precisam ficar guardadas no escuro: a energia luminosa as decompõe. -Pirólise: Análise sob calor. -Hidrólise: Análise sob ação da água. -Eletrólise: Análise ou ruptura pela ação da eletricidade. Nas soluções que são aquosas as principais e mais conhecidas reações são as reações de precipitação, reações com liberação de gases, reações de oxi-redução, reações de complexação e reações ácido-base.

Materiais e Método

Materiais:  Estante com tubos de ensaio;  Béquer de 100mL;  Termômetro;  Bastão de vidro;  Conta gotas;  Espátula;  Pipeta de 1,0mL; 5,0mL e 10mL.  Proveta de 50ml e 10mL.  Chapa de aquecimento.

Reagentes:

Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Prof. Clovis Piovezan Química Licenciatura Química Inorgânica Experimental

Relatório Experimental

 Solução de cloreto de sódio 0,1 M;  Solução de iodeto de potássio a 0,1 M;  Tiras de lata de alumínio;  Solução de nitrato de prata a 5%;  Palha de aço;  Solução de cloreto de ferro III a 3%;  Solução de hidróxido de sódio a 10%;  Fio de cobre;  Solução de sulfato de cobre (II) 1 mol/L;  Carbonato de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com