TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Quimicas

Exames: Reações Quimicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Uma reação química nada mais é do que uma combinação de partículas, formando novas substâncias. Algumas reações químicas podem ser classificadas de acordo com as partículas envolvidas em: reação de decomposição, síntese, deslocamento simples e dupla troca.

Neste experimento iremos observar algumas dessas reações e verificar suas respectivas classificações.

Materiais e Reagentes

 Hidróxido de cálcio (água de cal)  Água destilada  Água oxigenada  Ácido clorídrico – HCl  Bastão de vidro  Canudo  Espátula  Detergente  Erlenmeyer  Fios de piaçava  Funil  Óxido de manganês – MnO2  Rolha com furo  Solução de nitrato de ferro III – Fe(NO3)3  Solução de tiocianato de potássio – KSCN  Suporte para tubo de ensaio  Tubo de ensaio  Tubo de Látes  Zinco em pedaços – (Zn granulado)

Procedimento Experimental

Reação 1- Identificando o gás carbônico com água de cal

1. Utiliza a solução de água de cal já preparada 2. Retire cerca de 25 mL de solução em um erlenmeyer, assopre a solução com um canudo de refresco e observe. 3. Houve reação? Por quê? 4. Sabendo que: 5. Ao borbulharmos o gás carbônico (CO2) que liberamos durante nosso processo de respiração na água, produzimos ácido carbônico (H2CO3), segundo a equação abaixo:

CO2 + H2O < H2CO3

Na água estes dois compostos Ca(OH)2 e H2CO3 se combinam para formar um sal insolúvel, CaCO3 segundo a equação abaixo:

Ca(OH)2 + H2CO3  CaCO3 + 2 H2O

Responda

a. Qual das reações acima pode ser classificada como reação de síntese? b. Quais são os reagentes e os produtos em cada equação? c. Sabendo que a equação 2 representa o fenômeno observado, qual a fórmula do composto visível a olho nu (além da água).

Reação 2 – Produzindo gás oxigênio

1. Prepare o sistema como mostra o desenho abaixo.

2. Adicione H2O2 até aproximadamente 1/3 do volume do tubo de ensaio G. 3. Adicione o tubo plástico transparente, o tubo de látex com o tubo em V e coloque água até ½ do volume no béquer. E nele que o gás será coletado (veja o detalhe da coleta no desenho). 4. Coloque apenas uma colher de medida do MnO2 feche o tubo e observe o que acontece na outra extremidade do tubo de látex que repousa dentro do tubo de plástico transparente. 5. Baseado nas suas observações pode-se afirmar que houve reação? Por que? 6. Sabendo que esse fenômeno pode ser representado por (o MnO2 adicionado não participa dessa reação, apenas torna o fenômeno mais rápido):

H2O2  H2O + ½ O2 ↑

Responda

d. Classifique essa reação em síntese ou decomposição. e. Quais os reagentes e quais os produtos? f. Quais as substâncias visíveis a olho nu?

7. Teste o gás produzido. Para isso acenda a extremidade de um fio de piaçaba na micro vela até que uma brasa seja formada e mergulhe no tubo de plástico transparente. Descreva o que observou.

Reação 3 – Produzindo gás hidrogênio

1. Monte o sistema abaixo. 2. Coloque 50 mL de água e detergente no béquer. Agite a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com