TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Hidricos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Hidricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Recursos Hídricos

USO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Os recursos hídricos são compreendidos como fontes de valor econômico essencial para a sobrevivência e desenvolvimento dos seres vivos. Eles são abundantes na natureza e, por isso, durante muitos anos se pensou que a falta de água potável era impossível. Isso causou certa despreocupação com a preservação desse recurso e as sociedades modernas continuaram a se desenvolver formando grandes centros urbanos a qualquer custo, deixando de lado a preocupação com a possível contaminação do meio ambiente.

O problema é que as águas de superfícies e subterrâneas, utilizadas para o abastecimento humano, estão mal distribuídas e, atualmente, a sua escassez em vários locais tem chamado a atenção dos governantes em todo o mundo, pois, a falta d’água já atinge milhões de pessoas, o que desacelera e limita o desenvolvimento social e econômico dos países. Isso acontece, principalmente, pelo aumento crescente da população mundial que consequentemente ocasiona uma excessiva extração dos recursos hídricos, sem permitir que as devidas reposições naturais tenham tempo para acontecer.

Também é preocupante a elevada contaminação dos corpos hídricos, que recebem altas cargas de esgotos urbanos, efluentes industriais, resíduos sólidos e agrotóxicos que somados às baixas vazões, diminuem a capacidade de recuperação e impedem o estabelecimento do equilíbrio natural.

Os aquíferos, apesar de estarem mais protegidos, quando contaminados, apresentam autodepuração muito lenta e o seu equilíbrio fica ainda mais difícil de ser alcançado. Atualmente as águas subterrâneas são muito utilizadas para abastecimento público, já que possuem ótima qualidade e valor acessível e, além disso, são essenciais na manutenção de mangues e do nível de água dos rios, pois atuam como escoamentos de base. Atualmente os diversos e numerosos usos da água estão contribuindo para sua escassez e contaminação. Entre eles pode-se citar: o abastecimento público, as práticas agrícolas, a geração de energia elétrica e as atividades de lazer.

O abastecimento de água é um dos usos que mais consomem os recursos hídricos, principalmente onde ocorre o processo de expansão urbana. Com o crescimento dos centros urbanos as redes de distribuição de água se estendem e o consumo aumenta, tanto pela população, como pelo comércio e as indústrias locais que necessitam aumentar suas produções para atender as crescentes necessidades da comunidade.

As práticas agrícolas também são grandes consumidoras de água, principalmente para as atividades de irrigação. Acredita-se que as mudanças climáticas estão provocando muitas alterações nos regimes de chuvas que, muitas vezes, não coincidem com os períodos de crescimento das culturas.

Com isso, os prejuízos na produção agrícola são frequentes, gerando grandes variações nos preços dos produtos e consequentemente enormes disputas econômicas. A produção de monoculturas, como soja e trigo, por exemplo, só tem rentabilidade significativa quando plantadas em grande escala e isso só é possível através de investimentos na irrigação. Essa prática, quando é feita de maneira incorreta provoca a poluição dos rios e riachos que drenam e abastecem as lavouras, pois recebem as águas de lavagem das culturas que sofreram tratamento com agrotóxicos e fertilizantes.

A geração de energia elétrica é um grande desafio para a humanidade. Muitos rios, quando sofrem represamento, adquirem grandes vazões de forma a moverem com mais eficiência dispositivos geradores de energia elétrica.

Com o crescimento populacional e o avanço da tecnologia, a dependência desse recurso é muito grande e as usinas hidroelétricas são as alternativas que mais suprem essa necessidade. Consequentemente a construção de uma usina hidroelétrica exige uma destruição significativa do meio ambiente, causando um grande desequilíbrio ambiental, sendo os recursos hídricos os mais prejudicados, pois sofrem mudanças nos seus ecossistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com