TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras De Segurança Estrutural

Artigos Científicos: Regras De Segurança Estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

Regras de Segurança Estrutural

As normas tem como objetivo a prevenção de acidentes. Serve para garantir a segurança de todos pacientes, colaboradores e meio ambiente.

O laboratório clínico deve seguir as exigências legais vigentes quanto às especificações dos códigos de obras, a respeito da arquitetura e padrões de segurança para laboratórios, tais como: espaço; construções resistentes ao fogo, com isolamento de algumas áreas; número e local das saídas de emergência; largura dos corredores; alarmes e proteção automática contra incêndio; iluminação; abastecimento e drenagem de águas.

• Espaço:

Deve haver espaço suficiente para a execução segura do trabalho, assim como para limpeza e manutenção;

• Pisos, paredes e teto:

O piso deve ser impermeável, antiderrapante, resistente mecânica e quimicamente e não deve apresentar saliência nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.

As paredes devem ser claras, foscas e impermeáveis, revestidas com material que permita o desenvolvimento das atividades em condições seguras, sendo resistentes ao fogo e a substâncias químicas, além de oferecer facilidade de limpeza.

O teto deve atender às necessidades do laboratório quanto à passagem de tubulações, luminárias, grelhas, isolamento térmico e acústico, estática.

as paredes, o forro e os pisos devem ser lisos, fáceis de limpar, impermeáveis aos líquidos e resistentes aos produtos químicos e aos desinfetantes geralmente usados no laboratório;

• Canos e tubos:

A tubulação para distribuição interna da água e escoamento dos efluentes diluídos deve ser projetada considerando os produtos que serão manuseados e a vazão necessária. A tubulação de esgoto deve ser em material resistente e inerte.

Todas as redes de água devem dispor de uma válvula de bloqueio, do tipo fechamento rápido, de fácil acesso, para se ter agilidade quando houver necessidade de interromper o suprimento de água.

os canos e os tubos, quando visíveis, devem estar fixados à parede de forma que permitam a limpeza adequada;

• Mobília:

A mobília do laboratório deve ser firme e resistente. Os espaços abertos que existem entre o mobiliário, cabines e peças de equipamento deverão ser acessíveis à limpeza. As superfícies das mesas de trabalho devem ser impermeáveis à água e resistentes à ação de desinfetantes, ácidos, álcalis, solventes orgânicos e calor moderado;

• Área de armazanemento:

A área de armazenamento precisa ser adequada para a guarda de materiais necessários para uso imediato. Convém ainda providenciar um espaço para armazenamento em longo prazo, de preferência fora das áreas de trabalho. Armazenagem de cilindros de gases:

Cilindros de gases oferecem altos riscos em caso de vazamentos ou quedas, exigindo, portanto, cuidados especiais.

O transporte dos cilindros de gases deve ser feito em carrinhos apropriados.

Durante o seu uso ou estocagem devem ser mantidos presos à parede com correntes e cadeados. Os cilindros devem ser armazenados, preferencialmente, do lado externo do laboratório. A transferência do gás do cilindro até o local de uso deverá ser feita por tubulações apropriadas.

Os cilindros que apresentem válvulas emperradas ou defeituosas devem ser devolvidos ao fornecedor.

Para cilindros de gás acetileno as tubulações devem ser de aço inox; nunca de cobre, devido ao risco de explosão.

Para os gases oxigênio e óxido nitroso, as tubulações devem ser rigorosamente lavadas e secas internamente para ficarem isentas de graxas e óleos, caso contrário haverá alto risco de explosão.

• Na área técnica deve haver uma pia para a lavagem das mãos;

• Sistema de segurança e saídas de emergência:

Os sistemas de segurança precisam oferecer proteção contra o fogo e as emergências elétricas, além de quando necessário, contar com sistema que permita os primeiros-socorros em caso de contato com materiais biológicos ou químicos. No projeto do laboratório, as capelas devem estar em locais afastados das portas e saídas de emergência, e também de locais de trânsito intenso de pessoas, pois podem fazer com que os contaminantes sejam arrastados de dentro da capela pelo deslocamento de ar, assim como podem dificultar a evacuação da área, se necessário. É desejável que os laboratórios tenham, no mínimo, duas saídas de emergência. Quando da definição da posição das capelas, deve-se tomar o cuidado de garantir que na ocorrência de um acidente as capelas não bloqueiem as saídas do laboratório.

• É indispensável que a água utilizada nos setores analíticos e de lavagem de material do laboratório clínico esteja em conformidade com as especificações metodológicas pertinentes. É proibido manter conexões entre as instalações para água potável e aquela destinada ao uso nas áreas técnicas

• o fornecimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com