TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reino mineral

Projeto de pesquisa: Reino mineral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido para a intervenção foi “Reino Mineral”, tema proposto e escolhido pela professora da turma, por já estarem estudando os reinos a professora achou melhor que eu iniciasse o tema com os alunos.

É muito importante que as crianças conheçam e saibam a qual reino pertence cada coisa que elas vêem e tem a sua volta.

Os objetivos expostos à elas foi muito bem aceito e gostoso de ser trabalhado, embora um pouco difícil de pesquisar para mostrar às crianças de forma fácil de aprender.

Sobre tudo, todos os objetivos foram alcançados!!!

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:

A escola em que foi realizada a intervenção de estágio, é uma escola pública do município, foi fundada em 1965 com outro nome e sendo uma instituição espírita, em 2012 deixou de ser espírita e mudou de nome passando a se chamar EMEI Maria da Gloria, a escola atende a classe média e classe baixa, crianças muito inteligentes e que as vezes os pais passam maior parte do tempo trabalhando e não tem muito tempo dedicado a elas, por isso as professora são bem preparadas e carinhosas e suprem de certa forma esse papel de conversar e compreender as crianças.

A escola funciona matutino e vespertino com 7 salas de aulas funcionado nos 2 turnos com o ensino infantil de primeiro ao terceiro ano infantil prezinho).

Todos os profissionais são pedagogos formados e muito capacitados, a escola é muito ampla e arejada proporcionado um agradável ambiente de estudos para as crianças.

3 REFERENCIAL TEÓRICO:

O tema foi pesquisado em revistas, livros e na internet. Coisas relacionadas ao reino mineral que pudesses de forma fácil ser apresentadas as crianças de 5 anos de idade do segundo ano infantil (pré 2), foram descobertas muitas coisas sobre este assunto inclusive coisas e palavras usadas para expressar muito complicadas. Para usar o termo rocha para uma criança de 5 anos é bem difícil não é ?!

Para se explicar para as crianças os assuntos desse tema exigiu muita cautela e exercício de treino da minha parte para falar coisas certas e de fácil aceitação para expor reino mineral a elas.

4 PLANOS DA INTERVENÇÃO

Os planos da intervenção correspondentes às horas da intervenção na escola foram muito bem aplicados de acordo com as propostas do projeto apresentado.

Os planos eram bem simples, consistia em explicar às crianças cada elemento que faz parte do reino mineral, foram colocados em saquinhos pedrinhas coloridas, sal e água mineral para as crianças tocarem e sentirem as texturas de cada coisa. Para que pudesses ver muitas pedras coloridas foi colada em uma cartolina varias imagens de pedras coloridas para que se explicasse melhor a natureza.

As crianças ficaram encantadas com os elementos apresentados!

Com esse tema também pude trabalhar com as crianças questões de cores, tamanhos e consistência (duro e mole) por que levei algumas “jujubas” para as crianças sentirem a diferença de texturas das balinhas e das pedrinhas, também tiveram a oportunidade de comparar as cores das pedras e das balas.

Ficaram todas admiradas com as possibilidades de se transformar pedras brutas em anéis e colares tão lindos.

O ponto alto da intervenção foi quando todas as crianças começaram a falar que na casa delas ou na fazenda já haviam visto as coisas apresentadas e que não sabiam que era do reino mineral, ficaram todas felizes com as descobertas.

Pontos baixos não houveram! Embora eu acredite que poderia ter levado as crianças para um passeio na escola e pedir a elas que falassem o que estavam vendo e se faziam parte de qual reino da natureza!

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O estagio é muito importante para o formando em pedagogia por que o que vemos na teoria se tor

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »