TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Cromatografia

Artigos Científicos: Relatorio Cromatografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  3.109 Palavras (13 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)- CAA

Licenciatura em Química – 3º Período.

Discentes: A e B

Docente: x

Cromatografia

• Introdução

O termo cromatografiafoi primeiramenteempregado em1906 e sua utilização éatri-buída a um botânicorusso ao descreversuas experiênciasna separação doscomponen-tes de extratosde folhas. Nesseestudo, a passagemde éter de petróleo (fase móvel) a-travésde uma coluna de vidro preenchidacom carbonato de cálcio (fase estacioná-ria),à qual se adicionou o extrato,levou à separação dos componentesem faixas colo-ridas. Este é provavelmenteo motivo pelo qual a técnica éconhecida como cromato-grafia (chrom= cor e graphie = escrita), podendolevar à errônea idéia de que o pro-cessoseja dependente da cor. Podemos dividir o método de cromatografia em duas grandes ramificações, onde são definidas segundo

Mas, afinal o que é Cromatografia? Cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel (também chamada por alguns autores de eluente) e a fase estacionária (tam-bém chamada de adsorvente). A grande variedade de combinações entre fases mó-veis e estacionárias a torna uma técnica extremamente versátil e de grande aplicação. Existem várias técnicas cromatográficas, desde as mais simples, como cromatografia em coluna ou camada fina, até as mais sofisticadas, como a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) que exigem aparelhagem complexa. Entre os métodos de análises as técnicas cromatográficas ocupam um lugar de destaque na química e bioquímica devido à eficiência e facilidade na separação, identificação e quantificação das espécies químicas presentes em uma amostra, mesmo que consti-tuída de misturas complexas. Dentre os mais variados tipos de cromatografia neste ensaio foi utilizada a cromatografia em papel, por ser um método de fácil aplicação

• Materiais e Métodos

• Resultados e Discussões

Baseando-se na cromatografia feita observamos que dentre todas as substâncias tratadas o íon de ferro apresenta uma maior afinidade pelo eluente, pois, foi o único a apresentar deslocamento (TAB. 1; TAB 2 ;TAB 3.) durante a capilaridade nos três frascos conten-do o eluente (mistura de ácido clorídrico 3M com acetona).

Tabela 1:Distância percorrida pelos íons, no eluente de proporção 8:2

Tipo do Íon Distância percorrida

Fe+ 5 cm

Cu+ 0 cm

Ni+ 0 cm

Solução G 5 cm.

Tabela 2 : Deslocamento dos íons, no eluente, na proporção 95:5.

Tipo de íon Distância Percorrida

Fe+ 5,8 cm

Cu+ 0 cm

Ni+ 0 cm

Solução G 5,8 cm

Tabela 3: Deslocamento dos íons, no eluente, na proporção 6:4.

Tipo de íon Distância Percorrida

Fe+ 4,7 cm

Cu+ 0 cm

Ni+ 0 cm

Solução G 4,2 cm

Após a revelação do íon de ferro através da mistura de ácido clorídrico e acetona, po-demos observar que a solução G possui íons de ferro, pois, foi observada a presença de uma macha amarelada no papel o que indica a presença de íons de ferro, concluímos então que a solução G contém átomos de ferro na sua composição química, além disso, podemos observar também que a solução G apresentou uma pequena diferença no des-locamento dos seus íons quando utilizamos uma proporção menor, essa reação deve-se devido a presença de algum outro reagente desconhecido que influenciou no desloca-mento dos íons de ferro.

Ao revelar os íons de cobre no eluente (solução de amônia), observamos através de uma mancha azul no papel cromatográfico, a percepção dessa mancha azul nos revela a pre-sença de íons de cobre, e foi através dela que observamos o deslocamento dos íons de cobre na solução de sulfeto de cobre e também uma presença de íons de cobre na solu-ção G, concluindo então, que a solução G, possui tanto átomos de ferro quanto átomos de cobre. O deslocamento desses íons foi medido em todos os frascos que continha o eluente ácido clorídrico e acetona e em todas as proporções (TAB. 4 ; TAB 5 ; TAB 6).

Tabela 4: Deslocamento dos íons de Cobre na amostra do frasco 1, após revelação na amônia.

Íon Deslocamento

Cu+ 5 cm

Cu+ (solução G) 4,8 cm

Tabela 5: Deslocamento dos íons de Cobre na amostra do frasco 2, após revelação na amônia.

Íon Deslocamento

Cu+ 5,2 cm

Cu+ (solução G) 5 cm

Tabela 6: Deslocamento dos íons de Cobre na amostra do frasco 3, após revelação na amônia.

Íon Deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com