TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Artigos Científicos: Relatorio De Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 1

2 - CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 2

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 2

3 - DESEMVOLVIMENTO 3

3.1 SERVIÇOS DO DEPARTAMENTO FISCAL 4

3.2 DEPARTAMENTO PESSOAL - RECURSOS HUMANOS 5

3.3SERVIÇOS DO DEPARTAMENTO PESSOAL 6

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

5 – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8

1 - INTRODUÇÃO

Na maioria das vezes o estágio oportuniza ao estudante o seu primeiro contato profissional com uma empresa, permitindo que o estagiário adquira novos conhecimentos e experiências profissionais que complementam o que foi visto na sala de aula. No caso especifico do curso de Ciências Contábeis, como existem várias áreas de Especializações, o estágio acaba sendo uma oportunidade para o aluno ter contato com o exercício da profissão em uma ou mais das diferentes áreas de atuação desse tipo de profissional, auxiliando em suas escolhas futuras de emprego.

2 - CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A empresa BANDEIRA & BANDEIRA LTDA foi fundada em 26/11/2004 com a finalidade de prestar serviço à população local e das cidades vizinhas com projeto de se expandir e alcançar suas metas traçadas.

O nome escolhido para a fundação da empresa foi pelo nome da família bandeira, primeiro porque quando vai se abrir uma empresa, nem todos os nomes que são escolhidos está disponível, então o motivo da escolha deste nome foi à disponibilidade no sistema e também e a facilidade.

A empresa funciona na RUA TIRADENTES, N° 219-B, 1º Andar, 2 Centro, Barra do Corda – MA, CEP: 65950-000. O contato é PAULO ROBERTO LIMA BANDEIRA, com o cargo de proprietário titular, fone (99) 3643 4897

A estrutura da empresa funciona com 3 funcionários, com salas amplas e climatizadas, compostas de: recepção, salas de atendimento, arquivo, e banheiro.

ORGANOGRAMA DA EMPRESA

3 - DESEMVOLVIMENTO

As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio envolveram a área fiscal, e departamento pessoal, no qual o texto esta dividido em partes.

as tarefas desenvolvidas no setor fiscal foram, escrituração das notas fiscais de entrada e de saída, apuração dos tributos a nível municipal, estadual e federal e envio de declarações Diefs.

Na área de setor fiscal, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

Separação de notas fiscais por empresa

Lançamento das notas no sistema

Envio de declarações das empresas

Apuração de impostos

Arquivamento de notas fiscais

No inicio de todos os meses são recolhidas as notas fiscais e entregues ao departamento fiscal da empresa, depois de entregues as notas são separadas por empresa e colocadas em ordem crescentes para ser lançadas no sistema Ng Fiscal, que e o sistema adotado pela empresa para seus lançamentos fiscais. Depois de lançadas às notas foi feito o apuramento mensal para cada empresa, os valores para o imposto federal são lançados no programa do Simples Nacional no site da Receita Federal e os impostos estaduais são calculados e lançados no programa do Dare no site da Secretaria da Fazenda do Maranhão. E por fim são enviadas as Diefs ate o dia 20 do corrente mês, onde esta declaração mensal confirma se a empresa teve movimento ou não.

De qualquer modo, por tanto, foi de grande valia observar que a teoria esta presente nas praticas contábeis. No entanto o texto a seguir nos mostra apenas a parte teórica, tanto fiscal como departamento pessoal

3.1 Serviços do Departamento Fiscal

3.1.1 Enquadramento da empresa no regime tributário adequado

(Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional, Lucro Real Estimado)

É importante o enquadramento adequado da empresa. Há setores da economia e portes de empresa que são obrigados a adotarem o regime determinado pelo governo. Caso a empresa desobedeça a essa regra, terá grandes problemas com o fisco. Outro ponto importante é o planejamento tributário. Pode ser que a empresa não esteja no regime legalmente mais vantajoso em termos de tributação. É comum as empresas se enquadrarem em Lucro Presumido sendo que o mais interessante poderia ser o Lucro Real

3.1.2 Apuração de impostos (Simples, ISS, ICMS, ICMS-ST, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, etc)

O cálculo dos impostos é feito de acordo com o faturamento e receitas auferidas durante o mês. Cada tributo tem seu cálculo específico, divergindo em base de cálculo e alíquota. Ao recebermos o movimento mensal de uma empresa, deve-se proceder com a apuração e envio dos darfs e guias de pagamento assim que finalizado, para que seja possível planejar seu pagamento com antecedência, preparando Caixa e adaptando com outras despesas e custos.

3.1.3Apuração de impostos retidos na fonte (IRRF, INSS, ISS, PIS/Cofins/CSLL, etc)

O instituto de retenção de impostos na fonte foi criado para que um contribuinte fiscalize o outro, tornando-se então o tomador do serviço o responsável tributário pelo recolhimento do tributo devido. Isso significa que tal obrigação da empresa responsável pelo recolhimento dos tributos devidos ao tomar determinados serviços, o que, quando da cobrança ou pelo fisco, será feita a sua empresa e não à pessoa de quem prestou o serviço.

Em outras palavras, é necessário que se preste muita atenção ao contratar um tomador de serviços. Quando o cliente envia a nota fiscal para o contador, ele tem temos como primeira análise a possibilidade de haver retenção e, caso tenha, envia imediatamente a guia ou darf de recolhimento. O mesmo serve para quando o cliente presta serviço a outrem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com