TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Quimica Analitica Experimental

Casos: Relatorio De Quimica Analitica Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A análise titrimétrica está baseada na operação de titulação de uma solução por outra, cujas características devem ser perfeitamente conhecidas. Quando em uma titulação o volume de solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria.

Apesar de serem técnicas relativamente antigas, elas representam ainda economia e confiabilidade nos laboratórios mais modestos, podendo perfeitamente serem utilizadas na identificação da grande maioria de agentes químicos em diversas situações.

Numa titulação, a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. As Reações devem simples e com estequiometria conhecida, rápidas e apresentar mudanças químicas ou físicas (pH, temperatura, condutividade), principalmente no ponto de equivalência.

O ponto estequiométrico, de equivalência ou final teórico de uma titulação é aquele calculado com base na estequiometria da reação envolvida na titulação. O ponto final de uma titulação é aquele determinado experimentalmente, o que pode ser feito utilizando-se indicadores visuais (causam mudança de cor próximo ao ponto de equivalência) ou métodos instrumentais (medida de pH, condutividade, potencial, corrente, temperatura, etc).

O padrão primário é um composto suficientemente puro e estável que permite preparar uma solução padrão (primária) por pesagem direta do composto e diluição até um determinado volume de solução. Um reagente padrão secundário é um composto que permite preparar uma solução titulante, porém sua concentração é determinada através da comparação (padronização) contra um padrão primário.

Na prática, puderam-se analisar várias amostras e determinar a quantidade de compostos nas mesmas a partir dos conhecimentos da técnicas de análise volumétrica.

Existem, basicamente, quatro tipos de reações na análise volumétrica :

Reações de complexação; Reações de precipitação; Reações de oxirredução; Reações de neutralização (acidimetria ou alcalinometria).

1.1. VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO

A volumetria de precipitação envolve a reação na qual forma-se um produto de baixa solubilidade. Sua principal aplicação está na determinação de haletos e alguns íons metálicos. A curva de titulação e a determinação do ponto final são grandemente afetadas pela diluição das soluções e solubilidade do produto.

A reação deve processar-se praticamente de forma quantitativa no ponto de equivalência, completar-se em tempo relativamente curto e oferecer condições para uma sinalização do ponto final

1.2. VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO

Este processo é dependente da combinação de espécies distintas que formam um íon ou um composto levemente dissociado.

1.3. VOLUMETRIA DE OXIRREDUÇÃO

Neste grupo estão todas as reações que envolvem a transferência de elétrons entre as substâncias participantes, alterando seus números de oxidação.

As reações entre agentes oxidantes e redutores representam o tipo mais utilizado dentre as determinações titrimétricas. Vários métodos de determinação de substâncias são baseados neste tipo de reação e são bem precisos.

1.4. VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Constituem-se de métodos em que a acidez ou alcalinidade de soluções são determinadas. Baseiam-se em reações de neutralização e dependem, geralmente, da interação entre íons hidroxônio e hidroxila.

A teoria que envolve a neutralização e sua aplicação nos processos de neutralização é de extrema importância, desde o comportamento de força dos ácidos e bases, a hidrólise dos produtos formados e a seleção do indicador apropriado

2.0. DETERMINAÇÕES

O procedimento executado nesta análise foi entregue pelo professor da prática e não será aqui transcrito.

Foram realizadas: 5 titulações de neutralização (Determinação da acidez do vinagre, Determinação do gás carbônico volumétrico, Padronização do hidróxido de sódio, Padronização do ácido clorídrico e Determinação da alcalinidade da água); 2 titulações de precipitação (Determinação de cloreto pelo método de Mohr e Determinação de cloreto pelo método de Volhard); 1 titulação de complexação (Determinação da dureza total da água); 2 titulações de oxirredução (Determinação do cálcio volumétrico e Determinação de cloro residual na água sanitária).

2.1. ACIDEZ DO VINAGRE

O vinagre é um condimento preparado a partir de matérias açucaradas ou amiláceas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com