TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Pendulo Fisico

Artigos Científicos: Relatorio Pendulo Fisico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 3

Pêndulo Físico

Engenharia de Produção, 8º semestre, NT4

Bruno, Caio, Évilla Sacramento, Simone Assis, Victor Basso, Pricila

Entregue a Flávia Souto professor da disciplina Fenômenos Oscilatórios e Termodinâmicos

Resumo: O experimento foi executado para determinar a aceleração da gravidade considerando o desvio avaliado pelos instrumentos utilizados. Também tem como objetivo capacitar os experimentadores a diferenciar o pêndulo simples e o pêndulo físico. No procedimento pesamos a barra, medimos seu comprimento, em seguida contamos o tempo de dez oscilações para os nove primeiros furos da barra em três tempos diferentes. Em posse dos dados calculamos as médias e a gravidade avaliando os possíveis erros apresentados.

Palavras-chave: Pêndulo Físico, Pêndulo Simples, Gravidade, Desvio, Oscilações.

I. INTRODUÇÃO

Os movimentos oscilatórios apresentam-se de variadas formas no nosso cotidiano. Tais movimentos são observados pelas vibrações sonoras produzidas por uma fonte qualquer e pelos movimentos dos pistões nos motores dos carros, por exemplo. Na física, essas oscilações são analisadas através do estudo do Movimento Harmônico Simples. O Pêndulo Físico (Fig. 1) apresenta-se como um exemplo dos movimentos oscilatórios, pois é um sistema que a partir da aplicação de uma força externa, desempenha um movimento periódico. Esse motivo justifica-se devido o pêndulo ser um corpo suspenso que ao ser descolado de sua posição de equilíbrio, realiza livremente um movimento oscilatório na vertical, em torno de um eixo horizontal. O período de oscilação (T) do pendulo físico está função da sua massa (M), da aceleração da gravidade (g), da distância do eixo de oscilação a partir do centro de massa (h), e ainda do momento de inércia (I) do pêndulo relativo ao eixo de rotação, conforme a equação abaixo:

O momento de inércia (I) em torno de um é dado pelo Teorema do Eixo Paralelo, cuja equação é:

I = ICM + Mx2

Onde ICM é o momento de inércia em torno de um eixo perpendicular ao plano do objeto e que passa pelo seu centro de massa, M é a massa da placa usada e x é a distância entre o ponto de apoio e o centro de massa.

Fig. 1. Pêndulo Físico

II. EXPERIMENTO

Materiais utilizados:

 Barra de ferro com furos de 0,863 kg e 1m de comprimento

 Cronômetro digital

 Trena milimetrada

Descrição do procedimento:

Para o procedimento mediu-se a distância entre o furo (eixo) e o centro de massa da barra. Em seguida, com a ajuda de um prego na parede, a barra é pendurada a partir do primeiro furo e conduzida a efetuar 10 oscilações completas. O tempo que a barra leva para completar as 10 oscilações é cronometrado e calculada média

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com