TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Físico Química- Soluções

Exames: Relatório De Físico Química- Soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

Define-se solução como um sistema homogêneo formado por duas ou mais substâncias, sendo essas unidades obrigatoriamente um soluto e um solvente.

O solvente é a espécie química que contribui com a maior proporção . A água, é dada como solvente universal. Soluto é a espécie química que contribui com a menor proporção, logo, o soluto está disperso pelo solvente. Quando o soluto sé dissolvido, suas moléculas se dividem, portanto os íons ficam dispersos pelo solvente.

Estas soluções podem ser classificadas por estado da matéria: sólidas, liquidas ou gases; condução de corrente elétrica, cor e proporção entre solvente e soluto, mais conhecida como concentração. A preparação de soluções líquidas, em geral aquosas, é uma das operações mais comuns nos laboratórios de Química. Algumas soluções são usadas na altura em que se preparam; outras podem ser utilizadas mais tarde, tal e qual como estão ou depois de diluídas. É sempre necessário, haver um lugar apropriado onde possam ser guardadas. Certas soluções são preparadas por diluição, ou seja, pelo acréscimo de solvente a uma solução mais concentrada. Para utilizar qualquer um desses métodos é necessário realizar cálculos antes de proceder à manipulação. A preparação de uma solução em laboratório requer o uso de instrumentos de medida e precisão.

Objetivo:

Preparar e diluir soluções de concentrações diversas de sulfato cúprico pentahidratado e comparar os resultados com os padrões.

Procedimento

Materiais e Reagentes:

- Sulfato cúprico pentahidratado (CuSO4.5H2O)

- Bechers de 50 e 100mL

- Provetas de 25, 50 e 100mL

- 8 tudo de ensaio

- Pipetas de 1, 5 e 10mL

- Padrões de concentração

- Bastão de vidro

- Espátula

- Vidro de relógio

1. Preparo de Soluções

Solução 1

- Pesou-se 3,75g de CuSO4 pentahidratado em um bécher de 50,0mL, numerando-se a vidraria. Adicionou-se cerca de 20,0mL de água ao bécher para dissolver o sal. Transferiu-se a solução formada, com o auxilio do bastão de vidro, para a proveta de 50,0mL, completando o volume com água até 30,0mL, agitando a proveta tampada para homogeneizar. Foram transferidos 10,0mL para um tubo de ensaio para comparação com os padrões de concentração.

Solução 2

- Pesou-se 2,50g de CuSO4 pentahidratado em um bécher de 50,0mL, logo após, enumerando a vidraria. Adicionou-se cerca de 30,0mL de água ao bécher para dissolver o sal. Transferiu-se a solução formada, com o auxilio do bastão de vidro, para a proveta de 50,0mL, completando o volume com água até 50,0mL, agitando a proveta tampada para homogeneizar. Foram transferidos 10,0mL para um tubo de ensaio para comparação com os padrões de concentração.

2.Diluição de Soluções

Solução 3

- Retirou-se 4,0mL da solução 1 o transferindo para uma proveta de 100mL. Adicionou-se 6,0mL de agua deionizada. Tampou-se a proveta e agitou-se para homogeneização. 10,0mL foram retirados e transferidos para um tubo de ensaio e comparados com o padrão.

Solução 4

-Dilui-se 10,0mL da solução 1 com 90,0mL de água. Tampando-se a solução, agitou-se a proveta para homogeneização. Transferiu-se 10,0mL da solução produzida a um tubo de ensaio para comparação com a concentração padrão.

Solução 5

Transferiu-se 10mL da solução 2 a uma proveta de 50,0mL, diluindo com 30,0mL de água. Fechou-se a proveta, balançando-a adequadamente para homogeneização. Com uma pipeta de 10,0ml, retirou-se 10,0ml desta solução, transferindo-o para um tubo de ensaio e comparando com o padrão de concentração.

Solução 6

- Com uma pipeta de 1,0mL, retirou-se 1,0mL da solução 2 para uma proveta de 100mL, adicionando, em seguida, 99,0mL de água. Depois, tampou-se a proveta para ser agitada de forma a homogeneizar a solução. Em seguida, com uma pipeta de 10,0mL, transferiu-se 10,0mL desta solução para um tubo de ensaio, comparando-se com o padrão.

Solução 7

- Transferiu-se, com um pipeta de 10,0mL, 5,0mL da solução 1 a uma proveta de 25mL, diluindo com 20,0mL de água(A). Toda a solução foi transferida para um bécher. Transferiu-se 10,0mL da nova solução formada para a proveta e completou-se com agua deionizada até a marca de 20,0mL(B). Transfere-se 10mL da nova solução formada para outra proveta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com