TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Ph

Artigos Científicos: Relatório Aula Ph. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.450 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo:

Este relatório expõe e detalha os processos e componentes da aula prática referente à compostos inorgânicos, que teve como objetivo familiarizar-se com a escala de pH e conhecer o mesmo de algumas substâncias do nosso cotidiano, utilizando-se como indicador ácido-base o extrato de repolho-roxo, realizada na quarta-feira, 22/10/2014 na Faculdade Anhanguera de Bauru.

1. Introdução:

Para iniciarmos, tomemos como base de entendimento de nossa aula, a classificação dos principais compostos inorgânicos, que basicamente são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos 2 elementos diferentes, não apresentando átomos de carbono em cadeia ligados à átomos de hidrogênio. Também é importante citar as classes de meios neutros, ácidos e básicos. Considera-se neutro, um meio que possui a mesma concentração, em mol/L, dos íons hidrônio (H3O+) e hidróxido (OH-). No meio ácido, a concentração dos íons H3O+ é maior que a dos íons OH-, e no básico, a concentração dos íons OH- é maior que a dos íons H3O+. Vamos observar abaixo uma escala de pH:

Fonte: http://www.blog.mcientifica.com.br/wp-content/uploads/2013/10/escala-de-ph-01.jpg

2. Procedimento:

Primeiramente, preparamos o indicador de pH cortando 3 folhas de repolho-roxo em pedaços pequenos e adicionando-as no béquer. Em seguida cobrimos as folhas com água filtrada e levamos ao bico de Bunsen, deixando ferver por alguns minutos.

Após feito, levamos o béquer para resfriamento até a temperatura ambiente, retiramos as folhas cozidas e continuamos somente com o extrato obtido.

Foi criada uma escala de pH com copos plásticos, numerando cada um de acordo com os itens a serem misturados com o extrato. Segue abaixo:

• 1º - 100ml de água filtrada;

• 2º - 20ml de vinagre branco;

• 3º - 100ml de água filtrada + 10ml de leite;

• 4º - 100ml de água filtrada + 1 colher de sopa de sabão em pó.

À todos, foram adicionados 5ml de extrato de repolho-roxo, utilizando pipeta e uma pera de sucção. Confiramos as cores obtidas, e suas respectivas escalas de pH:

• 1º - Azul, pH básico (aproximadamente 8,5);

• 2º - Rosa, pH ácido (aproximadamente 3,5);

• 3º - Não houve alteração na cor, pH neutro;

• 4º - Verde, pH básico (aproximadamente 10);

3. Conclusão:

Portanto, o experimento foi finalizado com sucesso, sendo todos os objetivos pretendidos, alcançados pela equipe.

4. Referências Bibliográficas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com