TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aulas Experimentais De Ciências

Casos: Relatório De Aulas Experimentais De Ciências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Experiências sobre temperatura, ar, combustão e ciclone.

Nesta aula usamos experiências para comprovar teorias. Um delas foi com as turmas de maternal I e II, trabalhamos a temperatura e a sensação térmica.

Mergulhamos a nossa mão direita na água quente e a esquerda na água fria e descobrimos a diferença entre a temperatura quente e a temperatura fria. Foi bem legal quando experimentamos colocar a mesma mão na água fria e na água quente logo em seguida. Foi ai que descobrimos a sensação térmica. Descobrimos que nos nossos dedos, temos receptores de calor, que se acostumam em um ambiente ( água fria ) e que quando mudamos as nossas mãos e as colocamos na água quente, parece que a água fria estava ainda mais fria. Vale a pena tentar em casa. A sensação que sentimos é bem diferente!

Já na Educação Infântil I e II, experimentamos algo um pouco diferente e que tivemos que ter muito cuidado. A professora ascendeu uma vela e a colocou dentro de um prato, em seguida ela questionou com os alunos sobre o que deveria acontecer se caso ela colocasse o copo de vidro de forma a tampar a vela. Ouve muitos comentários e questionamentos. Disseram que o copo iria explodir, que quebraria, que queimaria o fundo. Mas o que descobrimos mesmo, foi que a vela apagou.

Neste experimento, descobrimos que “Na ausência de ar, não há combustão.” Mas para entendermos melhor a professora resolveu mudar um pouco esta experiência. Ela colocou água com anilina no prato que estava com a vela e novamente nos questionou o que iria acontecer se ela colocasse o copo de vidro em cima da vela. Foi incrível ver como a água que estava dentro do prato subiu como se fosse um “elevador” para dentro do copo, conforme a vela ia se apagando. Foi ai que tivemos certeza que a vela precisava de ar. Pois quando a água subiu, ocupou o espaço onde estava o ar que a vela “’queimou”.

Esta experiência, também pode ser feita em casa, mas somente com a orientação de um adulto!

Com a Educação Infantil III e o Primeiro ano, descobrimos como se forma um ciclone. Usamos duas garrafas pet e fizemos um furo nas duas tampas. Uma das garrafas estava cheia de água, enquanto a outra não.

O Legal é que descobrimos que o Ciclone é uma região onde o ar relativamente se eleva e favorece a formação de nuvens. Foi super legal observarmos a água saindo de uma garrafa para a outra e formando um roda moinho.

Esta experiência é ótima para ser feita no chuveiro ou na banheira em um dia de calor em casa. 

Horta

Nesta aula aprendemos um pouco sobre a horta do nosso colégio, entendemos o quanto é importante a minhoca, a terra e principalmente a água para o crescimento dos vejetais.

Nesta aula falamos sobre o Alecrim e o manjericão que são saborosos temperos que tanto as mamães quanto a cozinheira aqui do nosso colégio usa nos preparos das nossa saborosa e saudável alimentação.

E também desmistificamos um pouco aquela história que coelho só come cenoura, pois após a aula, todos nós alimentamos os nossos amigos coelhos.

Hortelã

Nesta aula experimentamos a hortelã, que é um vegetal que veio com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com