TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estequiometria

Casos: Relatório De Estequiometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução [1]

Estequiometria é uma palavra de origem grega: estequio significa elemento ou substância e metria significa medida, portanto, medida de uma substância. A estequiometria tem grande aplicação na indústria. É por meio de cálculos estequiométricos que se pode estimar as quantidades de cada reagente participante de uma reação e se prevê a quantidade de um dado produto a ser obtido. Dessa maneira, as indústrias podem prever custos e rendimentos de seus produtos, antes mesmo de serem produzidos em escala piloto no laboratório.

Estequiometria é o cálculo das quantidades d reagentes s de produtos que participam de uma reação química. Essas quantidades podem ser expressas em massa, volume, quantidade de matéria ou número de moléculas.

Na equação balanceada, podemos observar que 2 mols de CO reagem com 1 mol de O2 resultando em 2 mols de CO2 gasoso.

2CO(g) + 1O2(g)  2CO2(g)

No quadro seguinte, podemos ver a unidade “mol” substituída pelos seus diversos significados.

2CO(g) + O2(g)  2CO2(g)

Em mols 2 mol de CO Reagem com 1 mol de O2 Resultando 2 mols de CO2

Em massa 2 . 28g de CO Reagem com 1 . 32g de O2 Resultando 2 . 44g de CO2

Em volume nas CNTP 2 . 22,4L de CO Reagem com 1 . 22,4 L de O2 Resultando 2 . 22,4 L de CO2

Em moléculas 2 . 6 . moléculas de CO Reagem com 1 . 6 . moléculas de O2 Resultando 2 . 6 . moléculas de CO2

Objetivos

Através de experimentos e analisar os aspectos quantitativos e qualitativos de uma reação química, ou seja, verificar em uma reação química a quantidade de produto formado a partir de uma certa quantidade de reagentes.

Matérias e Reagentes

• Iodeto de Potássio [KI(aq)];

• Nitrato de Chumbo II [Pb(NO3)2(aq)];

• Água destilada (pisseta) ;

• Álcool;

• Tudo de ensaio;

• Béquer ;

• Proveta;

• Funil de vidro;

• Pipeta graduada;

• Coador de papel;

• Balança analítica;

• Estufa.

Procedimento Experimental

Foram feitos várias reações químicas de iodeto de potássio com nitrato de chumbo II, em diferentes quantidades de produtos formados e a quantidade de reagentes que participaram da reação, ou seja, determinar os reagentes em excesso e os limitantes.

Resultados e Discussão [1]

O experimento consistiu em reagir o iodeto de potássio e nitrato de chumbo II, ambos aquosos, conforme a seguinte reação.

Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq)  PbI2(s) + 2KNO3(aq)

Esta mesma reação foi realizado cinco vezes, porém com diferentes quantidades de reagentes. A primeira reação foi feita com 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 0,5 mL de KI(aq), ambas soluções foram precisamente medidas com o auxílio de uma pipeta graduada e depositadas em um tubo de ensaio, o qual foi chamado de tubo 1. Ao processar a reação, foi observado o aparecimento de um precipitado amarelo (PbI2). As quatro reações seguintes foram feitas conforme a primeira, variando no entanto apenas a quantidade de reagentes; a reação dois compreendeu 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 1 mL de KI(aq), a terceira 1 mL de Pb(NO3)2(aq) 2 mL de KI(aq), a quarta reação conteve 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 3 mL de KI(aq) e a ultima foi realizada com 1 mL de Pb(NO3)2(aq) e 4 mL de KI(aq); os tubos de ensaio nos quais reações foram realizados, tem por nome a numeração da reação química (1, 2, 3, 4 e 5).

A segunda parte do experimento consistiu em verificar a massa do precipitado formado (PbI2(s)), para isso,as soluções contidas nos tubos de ensaio foram coadas com o auxilio de um papel semi-permeável, pelo qual toda solução passava, ficando na superfície do mesmo apenas o precipitado. Primeiramente foi feita a pesagem de cinco pedaços de papel, papeis esse que iriam coar a solução. As massa obtidas após a pesagens dos papeis podem ser observadas no esquema a seguir:

m1 0,6445g

m2 0,5190g

m3 0,5541g

m4 0,5406g

m5 0,5295g

Esses papéis, por possuírem um formato circular foram devidamente dobrados para que ficassem perfeitamente encaixados no funil de vidro. As soluções foram, uma por vez, depositadas nos respectivos papeis, solução 1 no papel 1, solução 2 no papel 2 e assim por diante. Ao final do processo, sobrava sobre os papéis apenas o precipitado (PbI2(s)). Viu-se necessário nesse momento pesar os papeis e verificar a variaçao da massa e então anotar as massas dos precipitados, no entanto os papéis ainda estavam molhados e isso iria prejudicar a precisão da pesagem. Foi jogado uma certa quantidade do álcool, os papéis secariam mais facilmente. No entanto só isso não foi o suficiente, os papéis foram então depositados em uma estufa para a secagem fosse realizada de forma mais eficiente. Com os papéis devidamente secos, foi feita uma nova pesagem. Os resultados são mostrados a seguir.

m1 0,7245g

m2 0,6446g

m3 0,7739g

m4 0,7422g

m5 0,7384g

A variação observada corresponde à massa do PbI2(s)

A solução 1 produziu 0,1079g de PbI2(s), a solução e produziu 0,1256g, a terceira 0,2198g a quarta 0,2016g e a ultima produziu 0,2089g de precipitado.

Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq)  PbI2(s) + 2KNO3(aq)

A reação descrita acima tem em seus reagentes uma proporção de 1;2, ou seja, 1 mol de Pb(NO3)2 reagem com 2 mols de KI. Como foram processadas cinco reações químicas com os mesmos reagentes, porém em quantidades variadas, as análises devem ser feitas separadamente.

I - Em 1 mL de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com