TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Farmacologia Sobre Pressão Arterial Do Cão

Trabalho Escolar: Relatório De Farmacologia Sobre Pressão Arterial Do Cão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  3.876 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema. Umas das mais importantes funções do sistema nervoso é o processamento da informação que chega a ele (SNC), de modo que ocorram as respostas necessárias para o meio interno e externo.Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. O sistema nervoso central recebe informações através dos receptores, analisa e integra essas informações através dos neurônios que enviam a resposta.O SNC é o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens.

As duas principais divisões do sistema nervoso autônomo (SNA), o sistema parassimpático e o simpático, funcionam em paralelo para manter a homeostasia através da regulação das funções orgânicas. Suas sinapses são químicas, e uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios. O hormônio secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina,enquanto os do simpático secretam principalmente noradrenalina, As fibras adrenérgicas ligam o sistema nervoso central à glândula supra-renal, promovendo aumento da secreção de adrenalina, hormônio que produz a resposta de "luta ou fuga" em situações de stress.

Drogas colinérgicas, parassimpaticomiméticas ou ainda simpaticolíticas são drogas que atuam basicamente no sistema parassimpático, e parcialmente no sistema nervoso simpático, ativando os receptores colinérgicos e mimetizando ou potencializando a ação da acetilcolina, neurotransmissor que é responsável por esta ativação no organismo. Conforme o grau de seletividade da droga colinérgica esta pode ser capaz de ativar somente os receptores colinérgicos do tipo muscarínico, do tipo nicotínico ou ainda ambos simultaneamente, as drogas que assim agem sao classificadas como drogas colinérgicas diretas. As drogas que agem aumentando a neurotransmissão de acetilcolina (inibindo a degradação desta pela Acetilcolinesterase) são chamadas de drogas colinérgicas indiretas.O efeito dos agonistas equivale aos dos impulsos nervosos parassimpáticos pós-ganglionares. No músculo promovem aumento da contração da musculatura lisa e relaxamento dos esfíncteres, contração da vesícula biliar e bexiga, broncoconstrição e aumenta secreção glandular, reduz a frequência cardíaca bradicardia e a pressão arterial.

2 OBJETIVO GERAL

• O objetivo geral da aula prática foi mostrar os resultados da administração

de fármacos parassimpaticomiméticos e parassimpatolíticos sobre a pressão arterial do cão.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Mostrar o efeito da acetilcolina endógena sobre a pressão arterial, mediante a estimulação vagal;

• O efeito da acetilcolina(ACh3), exógena sobre a pressão arterial, decorrente da ação em receptores muscarínicos.

• A atividade da colinesterase existente no plasma ;

• A enibição de neostignina sobre a colinesterase plasmática;

• A sinergia entre neostignina e acetilcolina ;

• o antagonismo da atropina sobre os efeitos muscarínicos da acetilcolina sobre a pressão arterial;

• O efeito da acetilcolina em receptores nicotínicos.

3 RESULTADOS

• Com a utilização da solução fisiológica, não houve variação significativa da pressão arterial, pois no soro não há presença de neurotransmissores que possam influir na PA.

• Com o estímulo vagal, houve a liberação de acetilcolina endógena, como consequência houve diminuição da PA de 130mmHg para 85mmHg.

• A introdução de acetilcolina combinado ao plasma, não acarretou

mudanças, pois no plasma há uma enzima, a acetilcolinesterase que degrada a acetilcolina. A ACh é inativada pela acetilcolinesterase, uma enzima que desdobra a acetilcolina em metabolitos inativos de colina (reabsorvidos) e ácido acético. Assim, esta enzima, abundante na fenda ou fissura sináptica tem a função de rapidamente eliminar da fenda sináptica a acetilcolina liberada na sinapse .

• A aplicação de uma alta dosagem de acetilcolina no animal ocasionou uma queda brusca da pressão arterial de 130mmHg para 60mmHg.

A Acetilcolina exerce 4 efeitos primários no aparelho cardiovascular: vasodilatação, redução da frequência cardíaca (efeito cronotrópico negativo), diminuição da taxa de condução nos tecidos especializados dos nodos sinoatrial (SA) e atrioventricular (AV) (efeito dromotrópico negativo) e redução da força de contração cardíaca (efeito inotrópico negativo). A aplicação intravenosa de uma pequena dose de Ach causa uma queda da PA que logo se dissipa por vasodilatação generalizada , em geral acompanhada de taquicardia reflexa. É necessária uma dose consideravelmente maior para causar bradicardia ou bloqueio da condução do nodo AV por ação direta da Ach no coração .Daí, explica-se o método utilizado: primeiro estímulo vagal pra liberação da ACh endógena, ACh mais plasma, pra somente após ser aplicada uma dose maior de Acetilcolina causando uma queda acentuada da PA.

• A aplicação de plasma, acetilcolina e neostignina causou uma queda muito pequena da PA. A Neostigmina atua inibindo a hidrólise da acetilcolina por inibição da atividade da acetilcolinesterase. O efeito da acetilcolina é deste modo prolongado e intensificado.

• A aplicação de atropina, causou um aumento significativo da PA de 60mmHg para 120mmHg.

A atropina interfere na ação da acetilcolina no organismo. Ela é um antagonista muscarínico que age nas terminações nervosas parassimpáticas inibindo-as. A atropina é um antagonista competitivo das ações da acetilcolina e outros agonistas muscarínicos. Ela compete com estes agonistas por um local de ligação comum no recetor muscarínico. Como o antagonismo da atropina é competitivo, ele pode ser anulado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com