TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensão Arterial

Artigos Científicos: Hipertensão Arterial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2013  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  2.593 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR

HIPERTENSÃO ARTERIAL

RECIFE

2012

INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR

HIPERTENSÃO ARTERIAL

AUTORES:

Trabalho sobre hipertensão arterial apresentado a professora Ana Cristina Faculdade IPESU como requisito para a nota da P2 do curso de Gestão Hospitalar.

Orientadora:

RECIFE

2012

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................. 03

2. A hipertensão......................................................................................... 03

3. Como saber se tem a pressão arterial alta............................................ 04

4. Fatores de risco de hipertensão arterial................................................. 05

5. Sintomas de hipertensão arterial........................................................... 06

6. Tratamento de hipertensão.................................................................... 06

7. Prevenção.............................................................................................. 07

8. Hipertensão na terceira idade................................................................ 07

9. Hipertensão na infância e adolescência............................................... 09

10. Hipertensão na gestação...................................................................... 11

11. Conclusão.............................................................................................. 15

12. Referências........................................................................................... 16

INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial é um importante fator de risco para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, que se exteriorizam, predominantemente, por acometimento cardíaco, cerebral, renal e vascular periférico. É responsável por 25 e 40% da etiologia multifatorial da cardiopatia isquêmica e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente. Essa multiplicidade de conseqüências coloca a hipertensão arterial na origem das doenças cardiovasculares e, portanto, caracteriza-a como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos.

No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas. Além disso, essas doenças foram a primeira causa de hospitalização no setor público, entre 1996 e 1999, e responderam por 17% das internações de pessoas com idade entre 40 e 59 anos e 29% daquelas com 60 ou mais anos.

Nos países em desenvolvimento, o crescimento da população idosa e o aumento da longevidade, associados a mudanças nos padrões alimentares e no estilo de vida, têm forte repercussão sobre o padrão de morbimortalidade. No Brasil, projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) (2002) indicam que a mediana da idade populacional passará, de 25,4 anos em 2000 a 38,2 anos em 2050. Uma das conseqüências desse envelhecimento populacional é o aumento das prevalências de doenças crônicas, entre elas a hipertensão.

A Hipertensão

A hipertensão, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual ou superior a 140/90mmHg. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Para entendermos melhor, podemos comparar o coração e os vasos a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Ao fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão irá subir. Da mesma maneira, quando o coração bombeia o sangue e os vasos estão estreitados, a pressão dos vasos aumenta.

A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença muito comum que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, ela chega a atacar uma em cada duas pessoas. Também as crianças podem ter pressão alta. Costuma-se dizer que a pressão alta é uma doença democrática, porque ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

A pressão alta ataca os vasos. Todos eles são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão muito alta. Com isso, os vasos se tomam endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Quando isso acontece no coração, o entupimento de um vaso leva à angina e pode ocasionar infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao derrame cerebral ou AVC. Nos rins também pode ocorrer entupimento, levando à paralisação dos rins. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o controle da pressão alta.

Como saber se tem a pressão arterial alta

A maioria das pessoas que têm pressão alta não se queixa de nada.

Daí chamar-se a pressão alta de Assassina silenciosa?.

Às vezes, dor de cabeça, tontura e mal-estar podem acontecer em quem tem pressão alta, mas é comum que, quando a pessoa sente alguma coisa diferente a pressão alta já danificou o seu organismo.

A única maneira de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com