TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Força Atrito

Exames: Relatório De Força Atrito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Nesse trabalho temos como objetivo identificar as forças de atrito envolvidas em superfícies de diferentes materiais e tamanhos.

Reconhecer as condições de equilíbrio e calcularmos o coeficiente de atrito minimo para que o o corpo permaneça em inercia.

Com a orientação do Professor buscamos reproduzir em laboratório e aplicar os conceitos de atrito estático e dinâmico onde tinhamos um plano inclinado e um bloco de madeira paralelepipedico.

Através da Balança identificamos o peso do corpo de prova ou seja o paralelepípedo de madeira

posicionamos o mesmo no plano até encontrar o ponto de eminência de movimento.

Marcamos as informações necessárias para darmos continuidade ao relatório e repetimos o procedimento com outras áreas do corpo de prova.

Fizemos o mesmo procedimento utilizando o dinamômetro e marcamos as informações encontradas dessa vez incluindo a força necessária marcada no dinamômetro para que houvesse movimento no corpo de prova junto com o ângulo de inclinação indicado no plano.

INTRODUÇÃO

“Quando empurramos ou puxamos um determinado objeto tentando movê-lo, percebemos que existe certa dificuldade para colocá-lo em movimento. Essa dificuldade deve-se à força de atrito, que é uma força que se opõe ao movimento de objetos que estão sob a ação de uma força. Ela age paralelamente à superfície de contato e em sentido contrário à força aplicada sobre um corpo.

A força de atrito deve-se à existência de rugosidades na superfície de contato do objeto com o solo. Essas rugosidades não são observadas macroscopicamente, mas são elas que dificultam o movimento.”

Através da experiência proposta iremos identificar como funciona a força de atrito.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

1)Repetir o procedimento abaixo para a superfície maior Lisa ,com borracha e lateral inclinar a rampa até que o bloco comece a se mexer e marcar o valor indicado pelo dinamômetro.

2)Após análise dos resultados acima ,discuta quais fatores são importantes para o calculo da força de atrito

3) Retire o dinamômetro ,coloque o bloco sobre o plano inclinado e vá aumentando a inclinação até que o bloco comece a se mexer e anotar os dados na tabela.

Primeiro iniciamos identificando o peso do corpo de prova (paralelepipedo de madeira) tendo o peso sido identificado 98,32g. Anotamos quais áreas seriam usadas na experiência neste caso áreas A,B e C a área A com 40cm ,área B com 29,6 cm e área C com 40cm superfície emborrachada.

Posicionamos o corpo de prova com área A sobre a rampa e fomos aumentando o grau de inclinação da rampa até que o corpo de prova apresentasse eminência de movimento ocorrendo o movimento repetimos o procedimento três vezes pra termos a certeza de que aquele seria o ângulo em que o corpo de prova se moveu anotando assim o ângulo identificado na rampa o procedimento foi repetido para as áreas B e C.

Utilizando o dinamômetro escolhemos três ângulos de inclinação e anotamos a força apresentada pelo mesmo o procedimento foi feito para as áreas A, B e C.

MATERIAIS UTILIZADOS

Um plano inclinado Kersting com indicador de grau de inclinação

Um bloco paralelepipedico de madeira com uma de suas faces emborrachada

Uma balança de precisão

Um dinamômetro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

1- Tabela de ocorrência de movimento no plano inclinado sem o dinamômetro

Área

ngulo

moveu-se

sim ou não

ngulo

moveu-se

sim ou não

A

18º a 20º

não

21º

sim

B

15º a 17º

não

18º

sim

C

35 a 37º

não

38º

sim

2-Tabela com as forças apresentadas no dinamômetro com os respectivos ângulos.

Área(40cm)

Área(29,6cm)

Área(40 cm)

superfície emborrachada

ngulo

Dinamômetro

A

B

C

30º

Força indicada no dinamômetro

0,39

0,40

0,00

35º

Força indicada no dinamômetro

0,43

0,45

0,01

40º

Força indicada no dinamômetro

0,62

0,65

0,02

a) Faça um diagrama das forças que atuam sobre o bloco e indique a força responsável por manter o bloco em equilíbrio ,mesmo havendo uma força na direção x.

http://www.infoescola.com/fisica/forcas-no-plano-inclinado/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com