TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Física

Monografias: Relatório De Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 9

A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE DUAS FORÇAS COPLANARES CONCORRENTES

E

A FORÇA DE ATRITO (ESTATICO E CINETICO) – DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO

Andressa Fazioni

Mariane Ribeiro

Matheus Pereira

Mirian Furuzhima

PRESIDENTE PRUDENTE

10 / JUNHO – 2013

A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE DUAS FORÇAS COPLANARES CONCORRENTES

E

A FORÇA DE ATRITO (ESTATICO E CINETICO) – DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO

Relatório apresentado ao Professor Déuber Agostini da disciplina de Física 1 da turma de 2013, do curso noturno de Licenciatura em Química.

UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Presidente Prudente – 10/06/13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

Força _______________________________________________________________3

Força de atrito ________________________________________________________4

OBJETIVOS 5

PRATICA EXPERIMENTAL 6

Materiais Utilizados ___________________________________________________6

Procedimento Experimental______________________________________________7

RESULTADOS E DISCUSSÃO 8

Respostas das questões do roteiro _________________________________________8

CONCLUSÕES 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

ANEXOS 12

INTRODUÇÃO

Força

A palavra Força possui uma definição intuitiva. Em Física, Força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Porém, falar de força parece ser muito abstrato, mas basta pensar em todas as tarefas diárias que realizamos para que possamos perceber que força é algo que está presente em nosso dia a dia. Por exemplo: quando empurramos ou puxamos um objeto dizemos que estamos fazendo força sobre ele. Existem vários tipos de força: força elétrica, força magnética, força gravitacional, força de atrito, força peso, força normal e outras. Força é uma grandeza vetorial e, como tal, possui características peculiares. São as Características:

Módulo é a intensidade da força aplicada;

Direção é reta ao longo da qual ela atua;

Sentido é dizer para que lado da reta em questão o esforço foi feito: esquerda, direita, norte, sul, leste, oeste.

Sempre que se falar de uma grandeza vetorial deve-se ter em mente essas características.

Dentro da mecânica temos a parte que estuda o movimento dos corpos e suas causas, chamada de dinâmica, e a parte que estuda as forças sobre corpos em repouso, chamada de estática. Estática é a parte da Física que estuda sistemas sob a atuação de forças que se equilibram. De acordo com a segunda Lei de Newton, tal sistema possui aceleração nula. De acordo com a primeira Lei de Newton, todas as partes desses sistemas estão em equilíbrio.

Para medir a intensidade de força existem aparelhos chamados de dinamômetros (dínamo= Força; metro= medida). Tal aparelho é graduado de forma a indicar o valor da força aplicada em uma de suas extremidades. Esses aparelhos são dotados de uma mola que se deforma à medida que uma força é aplicada sobre ela.

As unidades de medida de força comumente utilizadas são o quilograma-força (kgf) e o newton (N). Para o caso de uma força, uma unidade muito utilizada na prática diária é 1 quilograma-força, que se representa por 1 kgf. Um quilograma-força é a força com que a Terra atrai o quilograma padrão (isto é, o seu peso) ao nível do mar e a 45° de latitude. O quilograma-força não é uma unidade força do SI (Sistema Internacional de Unidades). No SI, a unidade de medida de força é o newton (N), em homenagem a Sir Isaac Newton.

Força de Atrito

Quando empurramos ou puxamos um corpo qualquer de massa m, percebemos que existe certa dificuldade; e, em alguns casos, percebe-se que o corpo não entra em movimento. Qual a explicação para isso? O que acontece é que toda vez que puxamos ou empurramos um corpo, aparece uma força que é contrária ao movimento. Essa força é chamada de Força de Atrito. A definição de força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. A força de atrito aparece em razão das rugosidades existentes nas superfícies dos corpos. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio; quanto maior for a força normal, maior será a força de atrito. Matematicamente podemos calcular a força de atrito a partir da seguinte equação:

Fat = μ.N

Onde o μ (letra grega mi) é chamado de coeficiente de atrito que depende da natureza dos corpos em contato e do estado de polimento e lubrificação da superfície. Essa é uma grandeza adimensional, ou seja, ela não tem unidade. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de força de atrito é o Newton (N).

Existem dois tipos de força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com