TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Ponto De Fusão

Exames: Relatório De Ponto De Fusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

PROFESSORA: NILZA CAMPOS

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO

Teresina

2014

ÍNDICE

RESUMO.............................................................................................................3

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. MATERIAIS E REAGENTES...........................................................................6

3. PROCEDIMENTOS.........................................................................................6

4. RESULTADOS.................................................................................................8

5. DISCUSSÃO....................................................................................................9

6. CONCLUSÃO................................................................................................11

REFERÊNCIAS.................................................................................................12

ANEXOS............................................................................................................13

RESUMO

O determinado estudo objetiva analisar os pontos de fusão de alguns compostos orgânicos (α-naftol e ácido benzoico). Foi utilizado o método do tubo capilar e termômetro capilar, além do uso de banho de óleo para realizar procedimento e como medida para controlar o aquecimento das amostras. Os pontos de fusão inicial e final resultante, respectivamente, foram em cada amostra: α-naftol, 95-100ºC; ácido benzoico, 120-126ºC; e a mistura de ácido benzoico e α-naftol, 77-100ºC. A análise desses valores pode-se verificar que apresentaram resultados próximos aos padronizados pela literatura. Logo, podemos afirmar que a aplicação da técnica descrita foi satisfatória para o entendimento do tema: determinação do ponto fusão.

1. INTRODUÇÃO

A temperatura na qual ocorre a mudança do estado sólido para o estado líquido denomina-se ponto de fusão. Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido a temperatura de 0ºC. Diz-se por isso que o ponto de fusão da água pura é 0ºC. Cada substância pura apresenta um ponto de fusão característico (Vieira, 2012).

As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será maior se ocorrer mais impurezas (Vieira, 2012).

Os químicos utilizam os pontos de fusão, rotineiramente para avaliarem a pureza de compostos cristalinos e para ajudar a identificar esses compostos. Apesar de existir vários aparelhos para se determinar o ponto de fusão das substâncias, o processo é sempre o mesmo: aquecimento da amostra e verificação da temperatura de fusão, através do termômetro (Vieira, 2012).

Em geral, para determinar o ponto de fusão de uma substância, é necessário o aquecimento, dado que é necessário um período de tempo finito para que ocorra a fusão completa da amostra, um intervalo finito de temperaturas será então percorrido durante o processo. Assim é necessário registrar um intervalo de temperatura para a fusão de qualquer composto, designado por intervalo de fusão, cujos extremos são a temperatura correspondente ao início da liquefação da substância e a temperatura a qual se encontra totalmente liquefeita (Vieira, 2012).

A temperatura e a extensão do intervalo de fusão são atributos importantes de uma dada substância e que refletem a sua pureza. Os compostos cristalinos puros têm intervalos de fusão estreitos. A presença de impurezas numa amostra, mesmo em pequenas quantidades, baixa geralmente a temperatura de fusão e alarga seu intervalo. Um intervalo de fusão grande indica normalmente, que a substância é impura. Um intervalo de fusão estreito é, em geral, indicativo de um composto praticamente puro. Existem, no entanto, algumas exceções a estas generalizações. De fato, pequenas diferenças no ponto de fusão podem também resultar do modo de cristalização do composto, da exatidão do termômetro do aparelho de medição do ponto e da experiência de quem faz a sua determinação (Vieira, 2012).

Portanto o ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância pura, e por isso, a sua determinação constitui um método para calcular o grau de pureza da mesma substância. Se essa determinada substância não possuir uma determinada temperatura, essa mesma não pode ser considerada pura (Vieira, 2012).

O objetivo desta prática foi de determinar o ponto de fusão, bem como aprender a montar equipamentos de determinação de propriedades físicas de compostos orgânicos, como o ponto de fusão, no caso desta aula as substâncias objetos de estudos serão naftol, ácido benzoico e uma mistura dessas substâncias.

2. MATERIAIS E REAGENTES

BICO DE BUNSEN

BÉQUER 100 ML

MISTURA DE α- NAFTOL E ÁCIDO BENZOICO

TRIPÉ

VASELINA

TUBOS CAPILARES

BASE DE FERRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com