TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Quimica

Artigos Científicos: Relatório De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – ÁREA 1

CURSO DE ENGENHARIA

DISCIPLICA: QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA

Teste de Chamas

Relatório apresentado ao Professor

Rauldenis como cumprimento das atividades da disciplina Química Aplicada à Engenharia.

Por: Adanyran Lopes, Bismarck Vieira, Edvan dos Santos, Gleysce Nayara e Matheus Macedo.

Salvador-BA

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – ÁREA 1

CURSO DE ENGENHARIA

DISCIPLICA: QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA

Teste de Chamas

Relatório apresentado ao Professor

Rauldenis como cumprimento das atividades da disciplina Química Aplicada à Engenharia.

Por: Adanyran Lopes, Bismarck Vieira, Edvan dos Santos, Gleysce Nayara e Matheus Macedo.

Salvador-BA

Resumo

A realização deste experimento, Teste de Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de soluções ácidas (ou sais sólidos) de nitrato, sulfato ou cloreto de sódio, lítio, cálcio, ferro, cobre, potássio e magnésio, com as mudanças de níveis energéticos do átomo.

O teste envolveu a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada solução, para explicar o princípio de que parte dos elétrons da última camada de valência absorve a energia produzindo o que chamamos de estado excitado, passando para um nível de energia mais elevado, e emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através da observação visual da chama.

Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai de seu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem definida (um quantum de energia). Ao retornar da órbita mais externa para outra mais interna, ou seja, ao seu estado fundamental, o elétron emite energia (devolvendo o quantum), na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação (daí o nome do fóton, que é dado para esse quantum de energia).

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2. OBJETIVO 5

3. MATERIAS E REAGENTES 5

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5

5. RESULTADOS, DISCUSSÕES E OBSERVAÇÕES 6

6. CONCLUSÕES 8

7. BIBLIOGRÁFIA 10

1. INTRODUÇÃO

Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de um nível mais baixo para outro mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.

2. OBJETIVO

Tal prática teve como objetivo detectar alguns cátions por meio da cor produzida na chama. Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr e caracterizar os elementos químicos através dos seus espectros de emissão.

3. MATERIAS E REAGENTES

Materiais utilizados: Lamparina de álcool, haste metálica de platina, piscete contendo água destilada, béquer e papel toalha.

Reagentes utilizados: Água Destilada, Ácido Clorídrico, Cloreto de Bário, Sulfeto de Cobre, Cloreto de Cálcio, Cloreto Férrico, Cloreto de Lítio, Cloreto de Potássio e Cloreto de Sódio.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente tomou-se uma haste metálica com fio de prata na extremidade e a aqueceu na chama de uma lamparina para eliminar contaminantes voláteis. Logo em seguida utilizou-se água destilada para resfriá-la e foi enxugado com papel toalha. Mergulhou-se a ponta do fio de prata na solução do cátion, tomando uma pequena porção e levando-a imediatamente à chama da lamparina para a visualização da cor emitida.

Repetiu-se a mesma sequência de procedimentos acima descrita, a fim de analisar detalhadamente cada solução, e anotou-se o nome da substância presente na solução e a coloração da chama obtida, representados na tabela abaixo:

Tabela 1.1 - Dados Experimentais:

Solução/Sal Sólido Símbolo do Cátion Cor observada Observações Energia de comprimento de onda

BaCl2 Ba² + Amarelo Não mudou a cor da chama 3,4x10-19

CuSo4 Cu² + Verde Vai do verde ao azul 3,8x10-19

CaCl2 Ca²

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com