TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Quimica

Ensaios: Relatório De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS

1. Introdução

A reação de condensação é uma reação química em que duas moléculas se combinam para formar uma única molécula, descartando outra molécula menor durante o processo. Quando essa molécula menor é a água, a reação é conhecida como reação de desidratação; outras moléculas menores perdidas na reação podem ser o cloreto de hidrogênio, metanol ou ácido acético.

2. Objetivo

O objetivo nesse processo, é fazer acontecer a passagem do estado gasoso para o estado líquido, ocasionado pelo resfriamento.

3. Material

Os materiais utilizados foram Suporte Universal, Condensador, Balão de destilação, Béquer, Termômetro, Bico de Bunsen, Erlenmeyer, Pinça de Bureta e Tela de amianto. Dentro do Béquer contem água, sal e álcool.

4. Procedimentos

Montar a aparelhagem característica de uma destilação simples; A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.

5. Esquematização

6. Gráfico

7. Resultado e Discussão

Conforme vai aquecendo o liquido homogêneo, bolhas vão se estourando a cada 6 segundos a partir de 36ºC;Ferve a partir de 80ºC. Como a densidade do álcool é menor que a da água, ele é o primeiro a evaporar e para que aconteça a condensação é necessária à entrada de agua que logo depois sai por causa da pressão do calor (moléculas agitadas) no Condensador para que resfrie o álcool.

A primeira gota acontece a 75ºC durante 18 minutos, logo após os 100ºC começa a ser água e dura aproximadamente 27 minutos para ocorra a evaporação completa e só fique o sal aos 103ºC.

8. Conclusão

O objetivo de condensação, para que separasse a água do álcool ocorreu com sucesso, observando exatamente as temperaturas e ebulição tanto do álcool como o da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com