TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química- 4ª Prática

Ensaios: Relatório De Química- 4ª Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 7

PROPRIEDADES PERIÓDICAS

Resumo: Este artigo aborda os resultados obtidos sobre a prática efetuada em laboratório. Seu principal objetivo se resume à análise do caráter redutor de elementos de um mesmo período (Sódio, Magnésio e Aluminio) e o caráter oxidante dos halogênios (Bromo e Iodo).

Palavras-chave: elementos, compostos, química, reação, propriedades, periódicas.

1. INTRODUÇÃO

Na análise da tabela periódica, percebe-se a tendência de certos elementos a relacionar-se reativamente com outros. O Sódio (Na), o Magnésio (Mg) e o Alumínio (Al), elementos pertencentes ao terceiro período da tabela periódica, são bastante eletropositivos pois possuem entre 1 e 3 elétrons na camada de valência, tendo então maior tendência a ceder elétrons, oxidando-se; consequentemente, possuem uma alta reatividade. Também, funcionando como um agente redutor.

Com tendências diferentes às dos metais, estão os halogênios, localizados na família 7ª da tabela periódica. Estes elementos possuem 7 elétrons em sua camada de valência, sendo altamente eletronegativos. Consequentemente, eles têm tendência de receber um elétron, reduzindo-se e formando íons monovalentes negativos, funcionando como agente oxidante.

Além de metais e halogênios, existem as Funções Químicas que possuem propriedades químicas semelhantes. As principais funções são ácidos, bases, sais e óxidos. Várias teorias se concentram nos conceitos de acidez e basicidade das substancias. Entre elas está a Teoria da Dissociação iônica de Arrhenius, que segundo ele: “... todo ácido sofre ionização em solução aquosa formando assim um único tipo de íon positivo, o H+...”; enquanto as bases são compostos que sofrem dissociação iônica em meio aquoso liberando um único tipo de íon negativo OH-. Para Arrhenius, uma reação ácido-base é a neutralização do H+ pelo H-, formando então a água (H2O). Em 1923 Bronsted-Lowry introduziram um novo conceito à química. De acordo com eles, ácidos são espécies doadoras de prótons e bases são espécies aceptoras de prótons; ou seja, bases são espécies com um par de elétrons livres, sendo elas negativas ou neutras. Então, uma reação ácido-base é uma transferência de prótons.

A definição mais atual de ácidos e bases é a de Lewis. Em sua teoria, ácido é toda espécie que recebe par de elétrons por meio de ligação coordenada e a base é a doadora do par de elétrons. Para Lewis, a reação ácido-base é uma transferência de par eletrônico.

O objetivo da prática realizada em sala é caracterizar, através de experimentos, a variação das propriedades acidobásicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica.

2. PARTE EXPERIMENTAL

2.1. Matérias e Reagentes

Parte I – Propriedades Redutora dos Metais

Cápsula de Porcelana

Espátula

Papel de filtro

Pinça

Tubo de ensaio

H2O destilada

Fenolftaleína (C20H14O4)

Sódio (Na(s))

Magnésio (Mg(s))

Alumínio (Al(s))

Parte II – Caráter oxidante dos halogênios

Tubo de ensaio

Ácido Clorídrico (HCl)

Clorofórmio (CHCl3)

Iodeto de Potássio (Kl)

Hipoclorito de Sódio (NaClO)

Solução de Brometo de Potássio (KBr)

2.2. Procedimento Experimental

Parte I – Propriedade Redutora dos Metais

a) Sódio

Colocou-se em uma cápsula de porcelana 10mL de H2O destilada e adicionou-se gotas de C20H14O4 observando a coloração da solução. Cuidadosamente, retirou-se, com uma pinça, um pequeno pedaço de Na(s) que se encontrava imerso em querosene e o colocou em papel de filtro para ser cortado com uma espátula. O pequeno pedaço já cortado foi adicionado à cápsula de porcelana e a coloração observada.

b) Magnésio

Em um tubo de ensaio foi colocado 2mL de H2O destilada e adicionado 3 gotas de C20H14O4. Após a coloração ser observada, colocou-se Mg(s) à solução e novamente foi observada a solução preparada após 5 minutos.

c) Alumínio

Colocou-se, em um tubo de ensaio, 2mL de H2O destilada e 3 gotas de C20H14O4. A coloração foi então observada e em seguida adicionou-se Al(s) ao tubo de ensaio e a solução analisada mais uma vez.

Parte II – Caráter oxidante dos halogênios

a) Obtenção do Bromo

Em um tubo de ensaio foi adicionado 2mL de KBr a 0,1Mol/L. Em seguida 1mL de CHCl3 também foi acrescentado ao tubo. Após a mistura ser agitada, adicionou-se 2mL de HCl 1,0 Mol/L e 2mL de NaClO (2% à 2,5% p/p cloro ativo). Novamente a solução preparada foi misturada e em seguida observou-se.

b) Obtenção do Iodo

Em um tubo de ensaio foi adicionado 2mL de KI a 0,1Mol/L. Em seguida 1mL de CHCl3 também foi acrescentado ao tubo. Após a mistura ser agitada, adicionou-se 2mL de HCl 1,0 Mol/L e 2mL de NaClO (2% à 2,5% p/p cloro ativo). Novamente a solução preparada foi misturada e em seguida observou-se.

3. RESULTADOS

Parte I – Propriedade Redutora dos Metais

SUBSTANCIA CARATER PROPRIEDADE REDUTORA

Sódio Básico Redutor

Magnésio Básico Redutor

Alumínio Ácido Redutor

Parte II – Caráter oxidante dos halogênios

SUBSTANCIA FORMAÇÃO DE FASES COLORAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com