TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Identificação De Anios

Dissertações: Relatório Identificação De Anios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

UnB – Universidade de Brasília

Aluno: Pedro Henrique de O. Santiago Matrícula: 12/0020343

Disciplina: Laboratório de Química Analítica

Professor: Jez W. B. Braga

Experimento: Identificação de ânions.

Introdução

Dentro da química analítica, se faz necessária a identificação de espécies que estejam presentes numa amostra[1]. Porém, para que seja realizada a identificação de ânions, é preciso utilizar métodos diferentes dos métodos sistemáticos que são utilizados na identificação de cátions.

Pode-se separar ânions em grupos de acordo com as solubilidades de seus sais de prata, bário, zinco e cálcio, sendo esses grupos considerados úteis caso seja necessária somente a indicação de limitações que existem no método e a confirmação dos resultados obtidos ao utilizar processos mais simples[2].

De maneira prática, a identificação de ânions pode ser classificada em dois esquemas, em que um é através de processos que podem ser utilizados para identificar produtos voláteis que são obtidos através do tratamento de ácidos, e outro é através de reações em solução[2].

O experimento realizado teve como objetivo a identificação dos ânions SO42-, SO32-, NO3-, I-, BO2-, CO32- e PO43- através de tratamento com ácido e de reações de precipitação.

Materiais e métodos

Os materiais e métodos utilizados estão de acordo com o que foi descrito no roteiro do experimento.

Resultados e discussão

Teste para Borato

Uma quantidade de sal de borato foi adicionada a uma cápsula de porcelana, na qual foram adicionadas 5 gotas de ácido sulfúrico concentrado para que o sal fosse dissolvido, havendo formação de ácido ortobórico.

BO33- + 3H+ H3BO3

Depois foram adicionadas 15 gotas de metanol à cápsula, sendo que o metanol reagiu com o ácido ortobórico, formando borato de metila.

H3BO3 + 3CH3OH (CH3)3BO3 + 3H2O

Foi realizado o teste da chama no borato de metila, onde houve queima com chama verde. Essa chama verde observada é característica de composto de boro.

Teste para Fosfato

Alguns cristais do sal de borato foram adicionados ao tubo de ensaio, o qual foi acidificado posteriormente com 5 gotas de HNO3 3 mol/L, não ocorrendo nada. Depois foi adicionada uma pequena quantidade de molibdato de amônio, a mistura foi agitada e aquecida em banho-maria. Após o aquecimento, foi observada a formação de um precipitado amarelo (fosfomolibdato de amônio).

PO43- + 12 MoO42- + 24 H+ + 3 NH4+ (NH4)3PO4.12MoO3 + 12 H2O

Teste para Nitrato

Uma pequena quantidade de sal de nitrato foi adicionado a um tubo de ensaio, no qual foram adicionadas 15 gotas de ácido sulfúrico 18 mol/L para que ocorresse formação de monóxido de nitrogênio. Depois o tubo foi inclinado em 45º para que a solução de sulfato de ferro fosse adicionada, formando um anel marrom, indicando a formação de [Fe(NO)]2+.

2NO3- + 4H2SO¬4 2NO + 4SO42- + 4H2O

NO + Fe2+ [Fe(NO)]2+

Teste para carbonato na presença de sulfito

Uma pequena quantidade de sal dos íons carbonato e sulfito foram adicionados a um tubo de ensaio, no qual foi adicionada água para dissolvê-los. Depois foram adicionadas algumas gotas de H2O2 3%, agitando a mistura e ocorrendo formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com