TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Laboratório Densidade

Dissertações: Relatório Laboratório Densidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Hidrostática e Calorimetria

Introdução

A aula de laboratório realizada teve como tema a densidade.O relatório a seguir traz detalhadamente o procedimento qual realizamos trazendo informações como: Materiais utilizados,substancias,quantidades utilizadas e os resultados obtidos.

A densidade determina a quantidade de massa presente em um certo volume, um exemplo é a comparação entre água e óleo , o óleo é menos denso que a água,por isso sempre fica por cima na tentativa de criarmos uma mistura(originando uma mistura heterogênea),ou seja,a quantidade de matéria presente na água em um mesmo volume que o óleo é maior.

Desenvolvimento

Substâncias e materiais utilizados:

1º experimento

- 20g de açúcar

- 100 ml Água destilada

- 3 gotas de solução de fenol

- Becker 100 ml

- 1 bola de naftalina

2º experimento

- 500 ml de água destilada

- 500 ml Gasolina de alta octanagem

- Picnômetro

3º experimento

- 250 ml de água destilada

- 250 ml de detergente

- 250 ml de álcool

- Balão volumétrico

-Álcool etílico

1º Experimento

Foi depositado 20g de açúcar em um Becker de 100ml, logo em seguida o Becker foi preenchido com água destilada até a marca de 50ml e tudo foi mexido até formar uma mistura homogênea. Após a dissolução do açúcar com a água destilada foi adicionado na mistura 3 gotas da solução de Fenol,após isto,o Becker foi completado até a marca de 100ml.Neste momento foi possível notar que a densidade da mistura e da água destilada são diferentes pois a água fico por cima e a mistura na parte inferior do Becker.

Após analise feita, ainda foi adicionado uma bola de naftalina a qual se posicionou na parte central do Becker,o que nos fez concluir que a naftalina tem a densidade intermediária entre os três materiais pois a mistura ficou no fundo ,a naftalina no meio e a água destilada na parte de cima.

2º Experimento

Inicialmente definimos o volume padrão para o picnômetro ,preenchendo com água destilada até 500ml e levando até a balança para tarar,obtendo o volume de 479,5 cm³.Após isto preenchemos com a mesma quantidade de Gasolina de alta octanagem e pesamos,obtemos a quantidade de 356,5g (com a gasolina a 24,5ºC) . Abaixo densidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com