TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Microdureza

Casos: Relatório Microdureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

RESUMO............................................................. 3

OBJETIVOS 4

INTRODUÇÃO 5

PROCEDIMENTOS 8

RESULTADOS 11

CONCLUSÃO 16

EXERCICIOS PROPOSTOS 17

BIBLIOGRAFIA 17

RESUMO

A macrográfia consiste no exame do aspecto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma seção plana devidamente polida e, em geral, atacada por um reativo apropriado.

A palavra macrográfia também é empregada para designar os documentos que reproduzem a macroestrutura, em tamanho natural ou com aumento máximo de 10 vezes. Pela macrografia obtém-se informações de caráter geral, tais como: um aspecto de conjunto sobre a homogeneidade do material da peça, a distribuição e quantidade de certas impurezas, processos de fabricação, etc.

OBJETIVOS

Através de analise macrográfica de 4 peças, o procedimento de exame metalográfico tem por objetivo a analise da constituição, da estrutura e da textura dos metais. E analisar os pontos a seguir.

• Identificar o histórico termomecânico da material;

• Obter uma informação ampla da peça;

• Facilitar a micro;

• Determinar a região crítica para análise detalhada.

INTRODUÇÃO

A metalográfia é um dos principais ramos da metalurgia física e busca estudar a constituição, a estrutura e a textura dos metais. O exame metalográfico encara o metal sob o ponto de vista de sua estrutura, procurando relacioná-la às suas propriedades físicas, composição, processo de fabricação, etc., de modo a poder esclarecer, ou prever seu comportamento numa determinada aplicação. A observação das estruturas metálicas sob aumentos convenientes é de importância considerável tanto para os estudantes, engenheiros, como para os pesquisadores. É necessário ressaltar que tão-somente a análise química não permite tecer considerações satisfatórias sobre as propriedades físicas de uma liga metálica (mecânicas, elétricas, magnéticas, etc.) e que a metalografia preenche, pelo menos em grande parte, essa lacuna. O conhecimento da história dos produtos fundidos, dos processos de elaboração das ligas e dos tratamentos térmicos e mecânicos a que foram submetidas serão necessários para desvendar a causa dos incidentes de fabricação e julgar as qualidades técnicas dos produtos obtidos. A metalografia é, hoje, uma ferramenta de suma importância na busca de soluções para problemas e da durabilidade de componentes metálicos quando submetidos às condições de serviço, que, a cada dia, tornam-se mais severas. Esta técnica traz informações acerca da causa dos defeitos, objetivando uma melhoria tecnológica ou de desenvolvimento científico do produto. O exame metalográfico pode ser feito à vista desarmada ou no máximo com o auxílio de uma lupa (exame macrográfico) ou com o auxílio de um microscópio (exame micrográfico). Esses exames são feitos em secções do material, polidas e atacadas com reativos adequados. Em síntese, o exame metalográfico fornece dados sobre como o material e peça foram feitos e também sobre sua homogeneidade.

Escolha e localização da seção a ser estudada: Alguns critérios para esta escolha serão definidos pela forma da peça, pelos dados que ele quer colher e por outras considerações.

A figura abaixo exemplifica a escolha de uma seção mais apropriada para o estudo.

O lixamento é iniciado sobre lixa, em direção normal aos riscos já existentes, e é levado até o completo desaparecimento destes.

Após o lixamento inicial em lixa grossa, é utilizada uma lixa mais fina seguinte, mudando de 90 graus a orientação do lixamento e continuando-o igualmente até terem

desaparecido todos os riscos da lixa anterior, e assim por diante até a lixa mais fina

A figura a seguir ilustra esta operação.

Com a superfície nesse estado já se notam, por vezes, algumas particularidades como:

restos do vazio, trincas, grandes inclusões, porosidades, falhas em soldas, etc., mas é

indispensável proceder-se a um ataque com reativos químicos para por em evidência outras heterogeneidades, não visíveis apenas no lixamento.

Na aula pratica foi utilizado as lixas na seguinte ordem: 600, 320 e 180.

Ataque desta superfície por um reagente químico adequado: Quando uma superfície polida é submetida uniformemente a ação de um reativo, acontece, quase sempre, que certas regiões são atacadas com maior intensidade do que outras. Foi utilizado o reagente acido Nital ( uma mistura de acído nítrico com álcool), que funciona para a grande maioria dos metais ferrosos.

Esta diferença de atacabilidade provém habitualmente de duas causas principais; diversidade de composição química ou de estrutura cristalina. A imagem assim obtida constitui o "aspecto macrográfico" do material.

O ataque da superfície foi realizado por imersão, mergulhando a superfície polida numa cuba contendo certo volume de reagente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com