TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório :Microscopia Eletrônica

Ensaios: Relatório :Microscopia Eletrônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

SINDERLANDIA DUARTE DE LIMA

MICROSCOPIA ELETRÔNICA E SUAS APLICAÇÕES

Senhor do Bonfim

2014

MICROSCOPIA ELETRÔNICA E SUAS APLICAÇÕES

Senhor do Bonfim

2014

Introdução

Para o estudo da célula é fundamental o microscópio. O mais comum e mais usado é o microscópio óptico composto, aparelho no qual a ampliação das imagens é feita por um sistema duplo de lentes convergentes, objetiva e ocular.

Para ter ideia das dimensões que o microscópio permite observar, podemos lembrar que o nosso olho permite a visão de objetos que meçam no mínimo 0,1 mm. É o poder de resolução, ou poder resolutivo, a menor distância que deve existir entre dois pontos para que sejam vistos separadamente.

Existem outros tipos de microscópios, como o microscópio de polarização, microscópio de contraste de fase, microscópio com focal e o microscópio eletrônico que possibilitou a visualização de estruturas celulares não visíveis no microscópio óptico, porque seu poder resolutivo é muito maior.

A microscopia eletrônica tem uma desvantagem que sobressai, quando comparada à microscopia óptica, a mesma não observa células vivas.

Objetivo Geral

Saber o que é microscopia eletrônica, entender esse processo, os tipos de microscópios e conhecer as aplicações desse tipo d microscopia.

Material utilizado

Livros e sites para pesquisa, caneta, papel e computador.

Procedimentos

Pesquisar sobre microscopia eletrônica e suas aplicações, dando definições e explicando a sua aplicabilidade.

Microscopia Eletrônica e suas aplicações

A capacidade resolutiva de qualquer microscópio é limitada pelo comprimento de onda da radiação empregada. A radiação visível permite distinguir detalhes de 0,2 µm, porém a forma de objetos menores não é visível.

Microscopia- conjunto de estudos e observações microscópicas.

Eletrônica- ramo da Física que se dedica ao estudo, à fabricação e montagem de circuitos elétricos que contenham válvulas, semicondutores. Diz respeito aos elétrons.

Microscopia eletrônica é um conjunto de estudos e observações microscópicas (que só podem ser feitas através de um microscópio) empregado feixes de elétrons que, acelerados por uma diferença de potencial de 60.000 volts, tem um comprimento de onda de 0.005nm.

Este tipo de microscopia é realizada com o microscópio eletrônico, que se baseia na utilização de um feixe de elétrons que atravessa o material em observação em vez de um feixe luminoso, e acaba impressionando um papel fotográfico. Como isso ocorre no vácuo, tudo que é observado não está vivo. Permite ampliações que correspondem a 50 vezes o maior aumento obtido no microscópio óptico.

O microscópio eletrônico pode ser de transmissão, quando a imagem é formada pelo feixe de elétrons que atravessa o objeto, ou de varredura por tunelamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com