TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pressão Exercida Em Um Ponto

Casos: Relatório Pressão Exercida Em Um Ponto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Todos os dias a humanidade convive com uma variade enorme de forças que agem à sua volta. O seguinte relatório tem como tema a Pressão, usada desde situações simples como calibrar o pneu de um carro até a pressão exercida pelo bisturi na mão de um médico no meio de uma operação ou a pressão atmosférica que contribui para que haja vida no planeta Terra e, no caso, a pressão exercida num ponto de um liquido em equilíbrio.

Objetivos

Utilizando-se do conceito de pressão, será realizado um experimento para demonstrar o Princípio de Pascal por meio de um Painel hidrostático.

Teoria

Pressão é a força a que um objeto está sujeito, dividido pela área da superfície sobre a qual a força age. Essa força age perpendicularmente à superfície.

A pressão pode ser calculada através da seguinte fórmula:

P = F/A

A pressão é uma grandeza escalar e, no SI, é medida em Pascal (Pa), que é dado em N/m².

Existem múltiplos de Pascal, tais como:

KPa = 103 Pa

MPa = 106 Pa

GPa = 109 Pa

Também será calculada no experimento, a área das diferentes superfícies de um bloco retangular de madeira através da forma: A = b x h, e a área de um disco vazado metálico através da fórmula: A = π(R^2-r^2).

Material utilizado

No referido experimento, foram utilizados os seguintes materiais:

Painel hidrostático

Flúido (Água)

Becker

Seringa

Procedimento Prático

Para a realização do experimento, primeiramente, utilizou-se um dinamômetro para calcular o peso do bloco retangular (que já possuía o suporte para prender ao dinamômetro) e logo após, com o auxílio de um grampo específico, foi calculado o peso do disco metálico vazado.

Logo após, foi utilizada uma folha de papel A4 e uma folha de papel carbono para calcular a área da superfície de contato do disco vazado em pé, prensando o mesmo sem deslizar sobre a folha. Em seguida, foi calculada a área do disco vazado deitado através da fórmula π(R^2-r^2) e a área de todas as superfícies do bloco retangular, a base e as duas superfícies laterais.

Com todos esses dados, foi possível calcular a pressão exercida no bloco de madeira em suas 3 posições possíveis e do disco metálico vazado nas duas posições possíveis.

Apresentação dos dados

Peso do bloco  Pb = 0,48N

Peso do disco vazado  Pd = 0,55N – 0,06N(peso do grampo) = 0,49N

Cálculo da área das 3 superfícies diferentes do bloco retangular:

Ab1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com