TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Queima

Ensaios: Relatório Queima. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.646 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A vela é uma fonte de luz utilizada desde os tempos mais remotos consistindo tipicamente num pavio inserido em uma base sólida, tipicamente parafina (um hidrocarboneto constituído por uma mistura de alcanos), cuja função é ser queimado (ocorre uma reação química exotérmica entre duas substâncias, o comburente e o combustível, que libera energia na forma de calor) no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente.

As primeiras referências às velas datam do século X a.C. e vêm referidas em textos bíblicos. Essas velas eram nada mais que simples juncos besuntados com sebo. Descobertas arqueológicas encontraram no Egito e na Grécia velas com formato de bastão. Para os gregos as velas simbolizavam o luar e constatou-se que na Grécia as velas eram usadas ao 6º dia de cada mês como adoração a Artemisa, a deusa grega da caça. Pela Idade Média as velas iluminavam igrejas, mosteiros e salões. Nessa época o clero aconselhava o uso de velas brancas para afugentar as bruxas e os agricultores utilizavam as velas sagradas para proteger os seus rebanhos. O material mais comum nessa época para confeccionar as velas era o sebo dos animais. Já na Europa, as velas eram tidas como artigos de luxo, sendo fabricadas nas cidades por artesãos especializados e vendidas a um preço elevado fossem de sebo ou cera.

Durante a combustão da vela ocorre uma reação de combustão entre a parafina e o oxigênio do ar. A quantidade de oxigênio presente no ar é aproximadamente 20% e por isso a combustão é incompleta, o que explica a cor amarelada da chama e formação de fuligem, pois a chama amarela (vide anexo figura 1) é característica da combustão incompleta e a formação de fuligem pela chama é o carbono tido como produto da combustão incompleta.

O processo de queima da vela ocorre da seguinte forma: O calor do fósforo ou outra fonte de fogo vai derreter e vaporizar uma pequena porção de combustível que, no estado gasoso vai combinar-se com o oxigênio da atmosfera para formar a chama. A chama vai então providenciar calor suficiente para manter a vela acesa.

No presente relatório será descrito detalhadamente o processo de queima de uma vela e seus respectivos resultados e observações.

OBJETIVO

Praticar a elaboração de um relatório através da observação da queima de uma vela.

2. MATERIAIS (vide anexo figura 2)

• 1 Vela branca- 13,5 cm

• 1 Pires

• 1 Isqueiro ou palito de fósforo

3. PROCEDIMENTO

• Pegar uma vela e um pires limpo para suporte, colocar em local longe de vento e muita claridade;

• Acender a vela com isqueiro ou fósforo; (vide anexo figura 3)

• Virar a vela horizontalmente até que caia sobre o pires algumas gotas da parafina derretida com a chama;

• Fixar a vela em cima dessa parafina derretida que está dentro do pires para que a vela fique firme e na vertical; (vide anexo figura 4)

• Observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com