TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Química

Dissertações: Relatório - Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  2.598 Visualizações

Página 1 de 5

Materiais e reagentes

• Materiais: Tubos de ensaio e suporte; Bico de Bunsen; Béquer; Tripé de ferro e tela de amianto; Pinça de madeira; Vidro de relógio; Pêra; Pipeta; Espátula.

• Reagentes: Enxofre em pó; Iodo (I2) – cristais; Nitrato de prata; Cloreto de sódio; Água de cal; Ácido sulfúrico; Sacarose; Sulfato de cobre penta-hidratado; Iodeto de potássio; Carbonato de Cálcio.

Procedimento Experimental

• Sublimação do Iodo

Colocar 9 cristais de iodo em um béquer de 100 ml; Cobrir o béquer com vidro de relógio contendo 30 ml de água; Colocar esse conjunto sobre uma tela de amianto e aquecê-lo com chama baixa até que os vapores de iodo cheguem ao vidro de relógio; Esperar 30 segundos e desligar o gás; Deixar esfriar o sistema por 5 minutos; Retirar o vidro de relógio e observar: 1) O que há na parte externa do vidro de relógio? 2) O fenômeno é físico ou químico? 3) Por que? 4) Qual o estado físico do iodo? 5) Qual a cor dos vapores de iodo? 6) Qual a sua fórmula? 7) O que é sublimação?

• Combustão do Enxofre

Aquecer fortemente uma pequena porção de enxofre num tubo de ensaio. 1) O que se observa? 2) O fenômeno é físico ou químico? 3) Por que? 4) Ocorre alguma reação? 5) Qual?

• Reação entre nitrato de prata e cloreto de sódio

Colocar 3 ml de solução de nitrato de prata em um tubo de ensaio; Adicionar 2 ml de solução de cloreto de sódio. 1) O que você observou? 2) O fenômeno é físico ou químico? 3) Ocorre reação? 4) Qual?

• Perda de água de cristalização

Aquecer uma pequena porção de sulfato de cobre penta-hidratado em um tubo de ensaio no bico de Bunsen, até ocorrer uma alteração. 1) O que ocorreu? Quando esfriar, adicione algumas gotas de água. 2) O fenômeno é físico ou químico? 3) Por que?

• Carbonização do açúcar

Adicionar CUIDADOSAMENTE 1 ml de ácido sulfúrico concentrado sobre uma pequena porção (duas pontas de espátula) de açúcar num tubo de ensaio; Aguardar de um a dois minutos, observando. 1) O que ocorre? 2) O fenômeno é físico ou químico? 3) Por que?

• Identificação do gás carbônico

Colocar 3 ml de água de cal em tubo de ensaio; Soprar dentro do líquido com uma pipeta ou canudinho de refrigerante e observar. 1) O que ocorre? 2) O fenômeno é físico ou químico? 3) Por que? Obs: Explicar através de uma reação química.

Discussão dos resultados

• Sublimação do Iodo

Aconteceu uma transformação física. Não se formaram substâncias novas. No início da experiência, tínhamos iodo e, no fim da experiência, continuamos a ter iodo. O produto final é a mesma substância, apenas alterou-se o seu estado físico. O iodo (I2), ao receber energia, passou diretamente do estado sólido para o estado gasoso (vapores roxos) e, ao perder energia, na face interior do béquer, passou diretamente do estado gasoso para o estado sólido (chegando ao vidro de relógio, o iodo cristaliza-se). Estas mudanças ocorreram facilmente porque as forças intermoleculares são muito fracas (as moléculas de iodo são apolares). Qualquer uma destas mudanças de estado chama-se SUBLIMAÇÃO.

• Combustão do Enxofre

Ao ser aquecido, o enxofre, que antes se apresentava em forma de um pó amarelo, forma um líquido de cor vermelha, e libera vapores, que deixam uma substância amarelo-castanha nas laterais do tubo. Ao ser aquecido rapidamente, o enxofre funde-se e forma um líquido instável, que escurece à medida que a temperatura aumenta. O vapor liberado é o SO2, que forma-se pela reação de óxido-redução entre o oxigênio presente na atmosfera e o enxofre, segundo a reação química:

S(s) + O2(g) → SO2(g)↑

É um fenômeno químico, pois, em geral, durante uma transformação química, ocorre liberação de energia (em forma de calor, luz ou explosão), liberação de gases, mudança de cor ou formação de precipitado (FELTRE, 2004, p. 62), podendo ocorrer mais de uma manifestação em uma única reação, além da liberação do gás SO2, resultante da oxidação do enxofre.

• Reação entre nitrato de prata e cloreto de sódio

Os sais nitrato de prata e cloreto de sódio estão presentes no tubo de ensaio como íons de seus elementos combinados, ou seja, Ag+, NO3-, Na+ e Cl-. Ao se juntarem os dois sais, os íons Ag+ e Cl- se combinam, formando uma molécula do sal cloreto de prata, que, sendo insolúvel, precipita-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com