TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Soluções

Exames: Relatório Soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

1 – OBJETIVO

Separar misturas utilizando a técnica de cromatografia.

2 – INTRODUÇÃO

Cromatografia é uma palavra de origem grega, onde “Chroma” significa cor e “grafein” grafia. A Cromatografia é uma técnica utilizada para analisar, identificar ou separar os componentes de uma mistura, onde se define como a separação de dois ou mais compostos diferentes por distribuição entre fases.

Essa técnica foi descoberta por Mikahail Tswettn, um botânico italiano que separou clorofila de plantas. A cromatografia envolve vários processos de separação de misturas, onde se percebe o uso na identificação de substâncias e na separação ou purificação de misturas.

Consiste num processo onde os componentes de uma mistura são separados e identificados pela cor. Para o processo de separação de misturas, ocorre duas fases sendo uma estacionária e outra móvel, os constituintes dessas misturas interagem com as fases através de forças intermoleculares e iônicas, fazendo a separação. A mistura pode ser separada em várias partes diferentes ou ainda ser purificada eliminando-se as substâncias indesejáveis.

Um exemplo de cromatografia de fácil entendimento é a cromatografia de tintas de canetas para descobrir qual a mistura de tintas usadas para a obtenção da cor especifica da caneta.

3 – PARTE EXPERIMENTAL

3.1 – Materiais:

• Béquer

• Papel Filtro

• Canetinhas coloridas

• Vidro de relógio

• Régua

3.2 – Reagentes:

• Álcool

3.3 – Procedimentos Experimentais:

Utilizar papel filtro e medir com o auxílio da régua cerca de dois centímetros de largura. Com uma canetinha, pintar um círculo de cada cor. Nessa técnica utilizam-se as cores: rosa, verde, amarelo, vermelho, azul e laranja. Onde estes estarão com cerca de dois centímetros de distância de cada um.

Com o auxílio de um béquer, acrescentar o álcool e mergulhar o papel filtro, de modo que o álcool molhe apenas a borda do papel que não está pintada. Cobrir o experimento com o vidro de relógio.

Aguardar alguns minutos, enquanto o álcool sobe pelo papel.

4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

Através da técnica de cromatografia percebeu-se que nem todas as cores das canetinhas usam apenas um pigmento. Muitas cores são formadas a partir de duas ou mais cores.

Quando o papel-filtro é colocado no álcool, a substância que tem mais afinidade com o álcool é carregada, enquanto a substância que tem menos afinidade com o álcool fica mais lenta, consequentemente sobe mais devagar. Dessa forma, é possível ver quais são os pigmentos usados para formar cada cor.

No papel-filtro mergulhado em álcool, as marcas feitas vão aumentando de tamanho e observa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com