TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de pesquisa - Instrumentalidade no servio social

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE PESQUISA DE PORTFÓLIO

CICLO II MÓDULO B FASE II

DISCIPLINAS: INSTRUMENTOS TÉCNICOS OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL

INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

Itapevi, SP

2018

INTRODUÇÃO

Após entender brevemente o que é a Instrumentalidade no exercício do assistente social, quais são e qual a importância das Competências do Serviço Social para a atuação do profissional da área, será apresentada uma pesquisa realizada na APAE- Cotia (Associação de pais e amigos excepcionais), uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, pertencente ao terceiro setor.

Na instituição foi realizada uma entrevista com a assistente social, com propósito de analisar quais instrumentais técnicos operativos são utilizados na unidade em questão, para melhor entendimento da Instrumentalidade e Instrumentos técnicos operativos do serviço social.

A INSTRUMENTALIDADE NA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

2.1 Debate Teórico

Para falar sobre a Instrumentalidade é necessário compreender que a realidade social deve ser entendida como fundamento material da intervenção profissional.

É preciso conhecer as expressões universais da sociedade burguesa madura e as particularidades que se colocam à ação do serviço social, na qual realiza a instrumentalidade. (GUERRA, Yolanda, Instrumentalidade do Serviço Social 2011, p. 254).

O enunciado Instrumentalidade parece algo relacionado ao uso de instrumentos para o agir profissional do assistente social, observando melhor essa expressão, faz-se entender que instrumentalidade no exercício profissional refere-se a uma capacidade adquirida, construída e reconstruída num processo sócio histórico.

A Instrumentalidade é essencial na atuação do assistente social, pois viabiliza analisar o desempenho profissional com referenciais éticos, metodológicos, teóricos e práticos.

A profissão do assistente social em sua totalidade é composta por três Competências, são elas:

Teórico Metodológico, essa competência presume que o assistente social tenha domínio do referencial teórico oportuno à profissão, da legislação, dos direitos, das políticas sociais públicas e várias outros conteúdos para que possa desenvolver os processos de trabalho do dia a dia e necessário à intervenção.

Ético- Política, essa competência viabiliza ao profissional uma análise crítica sobre as regras do mercado diante das verdadeiras necessidades dos usuários. O assistente social deve ter uma visão ética para refletir sobre o comportamento humano e ação política, trabalhando as relações sociais com diversidade.

Técnico-Operativa, nos processos de trabalho do profissional, refere-se aos instrumentos usados para compreender a situação apresentada. Essa competência é concretizada em um planejamento que conta com as necessidades detectadas na população usuária. Para a realização de suas intervenções o profissional dispõe de alguns instrumentos como: visitas domiciliares, trabalhos com grupos, observação, entrevista, reuniões, registro de documentação, mobilização de comunidades etc.

O que se percebe, é que uma competência complementa a outra, nunca podem ser desenvolvidas separadamente, “caso contrário caímos nas armadilhas da fragmentação e da despolitização, tão presentes no passado histórico do serviço social” (Carvalho &Yamamoto, 2005).

É necessário articular teoria e prática, investigação e intervenção, ciência e técnica, pesquisa e ação, por isso, não podem ser encaradas como dimensões separadas.

2.2- Pesquisa de Campo

Dadas todas as informações, esse trabalho passa agora para uma análise realizada em uma unidade da APAE (Associação de pais e amigos excepcionais), no município de Cotia. A APAE- Cotia é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, pertencente ao terceiro setor, foi fundada em 30 de maio de 1989 e desde a sua fundação luta para que pessoas com deficiência intelectual possam ter um espaço digno na sociedade, ação considerada a maior no mundo nesse segmento.

A instituição foi apresentada por Gisele Maria Oliveira, assistente social, formada pela Universidade Anhanguera desde 2010, mas somente há dois anos atua na APAE- Cotia, onde realiza triagem de novos atendidos, preenche instrumento de entrevista social, realiza acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade. Caso se faça necessário, acompanha o usuário a órgãos públicos, realiza visitas domiciliares, acompanha o andamento dos programas de serviço de conveniência e fortalecimento de vínculos. A assistente social Gisele Maria, também ministra aula ao grupo de jovens que participam do Programa de Qualificação Profissional, onde aborda os temas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com