TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório física

Pesquisas Acadêmicas: Relatório física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Logo quando uma molécula de um átomo é denominada eletricamente neutra, isso significa que ela tem a mesma quantidade de elétrons e prótons, à partir daí pode-se dizer que um corpo esta eletrizado quando possui excesso ou falta de elétrons. A quantidade de elétrons em falta ou em excesso caracteriza a carga elétrica Q do corpo, podendo ser positiva no primeiro caso e negativa no segundo. O valor da carga elétrica Q, de um corpo eletrizado é expresso como sendo um múltiplo inteiro da carga elementar, a carga dos elétrons, isto significa que a carga é igual a mais ou menos o numero de elétrons. Um dos princípios fundamentais da eletricidade é o da atração e da repulsão entre as cargas elétricas, conforme elas sejam, respectivamente, de sinais opostos e de sinais considerado iguais, e o atrito pode ser um processo de eletrização que faça com que um corpo inicialmente passe de neutro para eletrizado positivo ou negativamente.

Poder das pontas é a capacidade de os corpos eletrizados se descarregarem pelas pontas.

A carga elétrica em excesso num corpo condutor distribui-se apenas pela superfície exterior do corpo e concentra-se nas zonas mais pontiagudas (ou de menor raio), rarefazendo-se nas restantes.

Na proximidade dos corpos existem sempre no ar átomos e moléculas ionizadas. Havendo grande concentração de cargas elétricas numa ponta (zona pontiaguda) dum corpo, haverá atração para a ponta dos íons de sinal contrário às cargas na ponta e repulsão dos íons com o mesmo sinal. Os íons que são atraídos provocam a descarga da ponta. Por sua vez, os movimentos de partículas junto da ponta originam novas ionizações no ar e o fenômeno de descarga da ponta aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com