TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Harmônicas E Desarmônicas

Dissertações: Relações Harmônicas E Desarmônicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Relações Harmônicas e Desarmônicas

Colônias

Colônia é um agrupamento de indivíduos da mesma espécie anatomicamente unidos e pode ser:

• Homotípica, homeomorfa ou isomorfa - não há diferenças morfológicas entre seus membros, nem divisão de trabalho; ocorre em protozoários, algas e corais;

• Heterotípica, heteromorfa ou polimorfa - há diferenciação e divisão de trabalho entre os indivíduos; um exemplo é a caravela (cnidários).

Sociedades

Sociedade é um agrupamento permanente de indivíduos da mesma espécie. É comum entre os insetos sociais (formigas, cupins e várias espécies de abelhas e vespas), os castores, os gorilas e a espécie humana. Entre os insetos sociais, a divisão de trabalho é tão grande que o corpo dos indivíduos está modificado e adaptado de acordo com as funções que realizam. O resultado dessa extrema especialização é a existência, na mesma espécie, de grupos de indivíduos com características diferentes, fenômeno chamado de polimorfismo morfológico; cada grupo diferente forma uma casta. É uma relação harmônica.

Comensalismo

Quando duas espécies se associam e apenas uma delas se beneficia, sem haver prejuízo para a outra, essa interação é chamada de comensalismo.

Durante a história da ecologia, algumas formas de comensalismo foram estudadas à parte, chegando a possuir outra denominação. Com exemplo, temos a foresia, tipo de comensalismo onde uma espécie transporta a outra; o inquilinismo, quando uma espécie usa a outra como abrigo; epifitismo, quando uma espécie usa uma planta como suporte para fixação e epizoísmo quando uma espécie usa um animal como suporte de fixação.

Mutualismo

No mutualismo, dois seres de espécies diferentes estão intimamente associados, vivendo um no corpo do outro e realizando trocas de alimentos e de produtos do metabolismo que beneficiam ambos. Essa dependência é de tal ordem que a vida em separado é impossível.

Alguns autores também denominam essa associação de simbiose (sim = junto; bios = vida), mas hoje esse termo é empregado para indicar qualquer associação permanente entre organismos de espécies diferentes.

Predatismo

Nesse tipo de relação, um organismo (predador) mata outro (presa) para se alimentar. É um fenômeno muito frequente na natureza. Um caso bem conhecido ocorre entre mamíferos carnívoros (predadores) e mamíferos herbívoros (presas).

Canibalismo

Algumas vezes um animal mata e devora outro da mesma espécie, fenômeno denominado canibalismo.

Por exemplo, entre alguns insetos os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios; algumas aranhas fêmeas devoram o macho após o ato sexual; a falta de presa tradicional, alguns peixes predadores podem comer os indivíduos mais jovens.

Amensalismo

Competição

Herbivorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com