TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representação de círculos em planos projetivos

Seminário: Representação de círculos em planos projetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Representação de circunferências em planos projetantes

Nesta página estão representadas circunferências nas posições frontal, horizontal e de perfil. As primeiras têm sempre representação direta, a de perfil pode ter necessidade da utilização de um rebatimento. Nestes casos de representação direta não há necessidade de indicar o plano onde a figura se situa, a não ser que o mesmo seja referido num enunciado.

Circunferências horizontal e frontal

À esquerda está representada uma circunferência frontal com afastamento positivo. À direita está uma circunferência horizontal com cota nula. Em ambos os casos, os pontos A e B limitam a figura nos seus pontos de maior e menor abcissa. O ponto O é o centro da circunferência.

Circunferências de perfil

A circunferência da esquerda foi representada diretamente, com indicação dos seus pontos de maior e menor afastamento (A e B) e de maior e menor cota (C e D). A da esquerda tem oito dos seus pontos indicados, resultantes da sua divisão em oito partes iguais. Para representar um ponto numa circunferência de perfil, que não seja nenhum dos quatro à esquerda, o rebatimento do plano que a contém é o processo mais aconselhável.

Nesta página estão representados circunferências em mais dois planos projetantes, o de topo e o vertical. Quando numa das projeções resulta uma elipse, esta é traçada à mão livre ou com uma régua articulável, também chamada cobra.

Circunferência em plano de topo

A circunferência de topo fica reduzida a um segmento de reta na projeção frontal e transformada em elipse na horizontal. Para representá-la, o método mais eficaz, em termos de traçado, é o do rebatimento. Por norma divide-se a circunferência em oito partes iguais e utilizam-se os pontos daí resultantes.

Circunferência em plano vertical

Esta situação é a inversa da anterior. A projeção horizontal é um segmento de reta situado no traço homónimo do plano; a projeção frontal é uma elipse. Essa elipse é também aqui representa-la com recurso a oito pontos da circunferência obtidos através da divisão da circunferência rebatida em oito partes iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com