TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica História do Serviço Social na América Latina

Por:   •  30/11/2018  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

MANRIQUE, Castro Manuel. Igreja, Relações de Produção Capitalista e o Período de Gênese da Profissão. In: História do Serviço Social na América Latina. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Em "Igreja, Relações de Produção Capitalistas e o Período de Gênese da Profissão", capítulo 2 do livro "História do Serviço Social na América Latina" de Manuel Manrique Castro, o autor busca trazer de forma detalhada como ocorreu a hierarquização das Igrejas, a influência e o poder da mesma, e de seu envolvimento nas lutas de interesses materiais e conflitos na tentativa de recuperar seu poder de dominação social e, como isso de certa forma foi um ponto contribuinte para o surgimento do Serviço Social.

Num primeiro momento, Manrique traz o entendimento de que, para compreender do que se trata o capítulo, é preciso compreender como estão estabelecidas as relações sociais juntamente com a função do Serviço Social e que, "secundariamente , qual o papel que a religião católica e sua Igreja tiveram durante o período da gênese, da formação da profissão".

Com isso, o texto disserta sobre a ação social da Igreja, em que a mesma traz duas encíclicas papais que foram de grande importância para a profissionalização do Serviço Social, nas quais eram a Rerum Novarum e Quadragesimo Anno.

A Rerum Novarum veio com o papel de reconhecer a desigualdade social, entretanto, nega-se o socialismo e propõe a humanização da sociedade capitalista. Esta encíclica justifica a diferença entre classes como sendo efetivada no plano divino, como se em uma sociedade a igualdade de classes jamais será possível diante os planos de Deus.  Assim, a Igreja então seria capaz de trazer o acordo e a união entre os burgueses e a classe trabalhadora; o trabalhador deveria resignar-se com sua condição de operário e, aos ricos deveria se incluir os deveres de justiça e caridade; já aos pobres caberia a aceitação por sua condição.

O Quadragesimo Anno, foi uma encíclica que visava retomar a Rerum Novarum devido à sua importância no que se é pertinente pensar aos problemas da sociedade, em que se compreende como "questão social". A Quadragesimo Anno teve marcos da Revolução Russa, I Guerra Mundial e também a Quebra da Bolsa de Valores, períodos em que as expressões da questão social foram mútuas e assim, veio o destaque da importância do trabalho dos intelectuais e profissionais católicos na elaboração, divulgação e reprodução da doutrina social da Igreja, na qual, indiretamente estavam ligados os Assistentes Sociais.

Manrique destaca a importância da criação da UCISS, em 1925, trazendo o estímulo a criação de escolas do Serviço Social nesse período. Pode-se dizer que essa encíclica teve como objetivo então a imposição da ideologia de conciliação de classes através de ações evangelizadoras ou programas específicos da ação social.

O autor neste capítulo aborda de forma sensata e eficaz a explicação detalhada de que a Igreja como qualquer outra instituição  se adequa as mudanças na sociedade, sejam elas econômicas, políticas ou sociais. Ele específica de forma eficiente sobre as encíclicas papais das quais tem papel fundamental na profissionalização do Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com