TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: O MARCO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  28/10/2016  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE  BATISTA BRASILEIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

RESENHA CRÍTICA: O MARCO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL E O SERVIÇO SOCIAL

BIANCA DAMASCENO

SALVADOR-BA

2016.1

FACULDADE  BATISTA BRASILEIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

RESENHA CRÍTICA: O MARCO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL E O SERVIÇO SOCIAL

BIANCA DAMASCENO

Resenha crítica apresentado pela aluna, do Curso de Serviço Social, à disciplina Previdência Social, Orientadora: Prof.ª Erica.

        

Salvador-Ba

2016.1


RESENHA CRÍTICA


A Previdência tem seu marco inicial no Brasil em 1988, que autorizava o governo a abrir Caixa de Socorro para trabalhadores das estradas de ferro, mas como esta lei foi praticamente um letra morta, considera-se a origem como a Lei “ Eloy Chaves”, que inaugurou a previdência social brasileira,que previa a criação de uma Caixa de Aposentadorias e Pensões(CAPs)para cada empresa de estrada de ferro abrangendo a todos os empregados.Esse sistema foi ampliado para portuários, marítimos e empresas em que eram organizadas.

É um programa de seguro público que oferece proteção, e que assegura o sustento do trabalhador e de sua família,quando ele não pode trabalhar por causa de doença,acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice.

O Brasil hoje esta pactuando para uma realidade inevitável, atualmente se tratando da Previdência Social podemos dizer que mesmo sendo uma proteção social fundamental e protegida pela imutabilidade, ou seja, considerados cláusulas pétreas, hoje podemos dizer que se constitui num dos temas  mais polêmicos  dos dias de hoje.

Ao decorrer dos anos o que se relata é uma situação de falência e de incapacidade futura da previdência pública, devido a um grande índice de  população  idosa, onde é tratada com grande preocupação.Sendo assim um desafio para o futuro do país.

Então penso, será que se o dinheiro arrecadado para tal fim, não tivesse sido aplicado em outros setores do governo, talvez esse déficit não existisse. Sendo assim queria entender, já que não tem dinheiro para pagar a aposentadoria do INSS, como é que estão gastando 40 bilhões com as Olimpíadas no Rio de Janeiro?

Portanto, a compreensão de Previdência Social para o Assistente Social é de suma importância. Porque se trata de um dos tripés das políticas setoriais (Previdência Social, Assistência Social e Saúde) onde o profissional do Serviço Social tem grande atuação durante suas intervenções. Senso esta uma profissão que intervém na realidade, é imprescindível que conheça toda a política em que está envolta está ação; sua historia, a correlação de forças, os agentes envolvidos, a demanda, assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com