TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "A Revolução Cubana - A Construção Social"

Ensaios: Resenha "A Revolução Cubana - A Construção Social". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  2.187 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora UNESP, 2004. il. - (Coleção Revoluções do Século XX)

O livro A Revolução Cubana de Luis Fernando Ayerbe, traz uma das revoluções mais importantes do XX em um texto de fácil compreensão, o que é marca registrada da coleção lançada pela Editora UNESP, da qual ele faz parte.

Ayerbe inicia o texto nos apresentando um pouco da relação entre os Estados Unidos e Cuba, que antes da revolução se resumia em um paraíso de jogatinas e prostituição. Com as mudanças implantadas pela revolução a partir de 1959, como as medidas iniciais de moralização e a melhoria da situação econômica dos setores populares, os Estados Unidos acabam reagindo de forma negativa. As condenações e execuções dos aliados do regime de Batista e a demora em convocar eleições também aumentam as preocupações dos EUA, porem é a decretação da reforma agrária que desencadeia o confronto entre os dois países.

A partir do conflito de objetivos, gerados por tantos fatores, mas potencializado com a reforma agrária, os Estados Unidos põem em pratica uma politica de retaliação, que fica bem clara em 1960.

O autor faz uma lista cronologica dos acontecimentos entre os dois países, como o corte nas vendas de combustível, a redução da cota de importação de açúcar cubano em 95%, o rompimento de relações diplomáticas entre os EUA e Cuba, o acordo entre Cuba e a URSS, o bloqueio total dos EUA contra Cuba e assim por diante. Esta linha de acontecimentos é muito importante para a percepção da construção do socialismo em Cuba, pois inicialmente a revolução não possuía este caráter. A revolução antes de tudo era anti-imperialista, o socialismo foi um reflexo da união com a URSS, que nada mais era do que uma forma de se proteger das pressões norte-americana que sufocavam a pequena ilha e garantir a sua soberania nacional.

Luis Fernando Ayerbe também busca em seu texto fazer uma discussão sobre

alguns pontos importantes da revolução cubana. O primeiro ponto tem como foco a luta armada e a conquista do poder, o que parece ser a única opção de mudança, pois o autor nos mostra vários casos espalhados pela América Latina, de governos sendo apoiados pelos EUA ou então derrubados por golpes quase sempre apoiados pelos norte-americanos.

O próximo ponto a ser tratado por Ayerbe é o modelo de economia, que extingue a livre iniciativa e por consequência a geração de riquezas e a prosperidade do país. Porem o autor alerta que existe sobre o capitalismo liberal um apelo propagandista muito forte, e que ganha força com a vitória na II Guerra Mundial, com o fim da Guerra Fria e se espalha com a globalização da economia. Isso tudo traz uma configuração de vitória deste modo de vida e que se trona o modelo ideal para as demais economias. Porem na maioria dos casos, os planos de crescimento não deu muito certo, pois segundo o autor, também existiam muito fatores que vão além das pressões que sufocaram o modo econômico proposto por Cuba.

Por ultimo, o autor trata do sistema partidário representado por apenas um partido. Luis Fernando não nega que a pluralidade de partidos aumenta as escolhas e consequentemente aumenta a representatividade do povo, porem ele nos lembra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com