TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência elétrica

Abstract: Resistência elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Abstract  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  208 Visualizações

Resistencia Elétrica

Resistencia elétrica é a capacidade de um corpo se opor a passagem de corrente elétrica, existido uma diferencia de potencial(DDP). A resistência elétrica é medida em Ohm.

A resistência elétrica aumenta quando o comprimento do condutor é maior. A expressão na qual representa a resistência elétrica é: R=U/i, sendo medida em Ohm. O R é a resistência elétrica, o U voltagem aplicada na resistência elétrica e o ‘i’ é a corrente elétrica que passa pela resistência.

Resistores, são peças de circuitos eletrônicos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica ou luminosa, são usados como aquecedores, como o exemplo do chuveiro, ou como fontes de luz, as lâmpadas incandescentes.

Os resistores e resistências, também podem ser associados de 2 formas, sendo a primeira Associação em Serie, onde neste tipo de associação as resistências estão ligadas umas atrás das outras, onde podemos citar o exemplo dos “pisca-pisca”, e que se retirar uma resistência todo o sistema se apagara. Neste tipo de Associação o valor da resistência é dado pela soma de todos os valores de cada resistência presentes no sistema. Req=R1+R2+...Rn.

O segundo tipo de associação é a resistência em paralelo, este tipo é utilizado no sistema elétrico de lâmpadas de casas. Neste tipo, cada resistor é ligado independentemente na corrente elétrica, dividindo assim a fonte da corrente entre todos os resistores. É calculado por: 1/Req=1/R1+1/R2+...1/Rn.

Há ainda a associação mista que é basicamente os dois tipos de associação juntos em um mesmo circuito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com