TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Trabalho Universitário: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 5

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

PROJETO SOCIAL, AÇÃO COMUNITÁRIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

HENRIQUE EDUARDO DE OLIVEIRA

Este trabalho tem como principal objetivo, analisar as práticas de responsabilidade social das seguintes empresas: Unilever, Telefônica, Natura e AES Brasil, sendo observados os seguintes aspectos: a prática de projetos sociais, de ação comunitária e, respectivamente, se a empresa analisada desenvolve realmente ações de responsabilidade social.

1. UNILEVER

a) Projeto Social.

• A Unilever investe na saúde e no bem estar de seus clientes, ao promover uma nutrição e uma higiene adequada, auxiliando no combate à doença cardiovascular e à incidência da diarréia.

• Em relação ao meio ambiente, procura reduzir a emissão de gases efeito estufa, economia de água e gerenciamento de resíduos sólidos.

• Para que os seus objetivos de sustentabilidade sejam concretizados,a empresa resolveu criar um comitê de sustentabilidade, envolvendo vários setores da empresa.

b) Ação Social.

• A Unilever firma parceria com fornecedores de matéria prima, distribuidores e clientes varejistas em busca de otimização lojistas para redução de gases de efeito estufa, aumento de ocupação de veículos, entre outras ações.

• Esta empresa também realiza parcerias com a pastoral da criança, além de interagir com pequenas e médias empresas através do Programa Integrare, visando atender a fornecedores que pertencem a minorias socioeconômicas, oferecendo-lhes melhores condições de vida e trabalho a pequenos agricultores, distribuidores e fornecedores em pequena escala.

De acordo com os dados apresentados, a Unilver possui como característica predominante, o investimento em Projetos Sociais, uma vez que existem três frentes de trabalho voltados diretamente ao auxílio da comunidade onde se encontra inserida: auxílio no combate à doença cardiovascular e à incidência de diarreia; redução da emissão de gases efeito estufa economia de água e gerenciamento de resíduos sólidos; além da criação do comitê de sustentabilidade, envolvendo vários setores da organização.

Através destas ações, e partindo do pressuposto de que responsabilidade Social significa, segundo o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998 que se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, a organização pode ser considerada como atuante em Responsabilidade Social.

2. TELEFÔNICA

a) Projeto Social.

• A Telefônica investe na contratação de pessoas portadoras de necessidades especiais, procurando sempre ultrapassar a meta estabelecida pela legislação, de 5% do quadro, para empresas com mais de mil empregados. A empresa procura diante do seu projeto de sustentabilidade, manter esta meta inclusive nas suas demais empresas do grupo: Vivo, Atento, TGestiona e Terra.

b) Ação Social.

• Em 2008, a empresa assinou com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo o Pacto Coletivo de Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de forma facultativa, como prevê o art. 93 da Lei 8.213/91, conhecida como a Lei de Cotas.

• Diante da carência de pessoas com deficiências que possuam qualificação profissional e escolaridade exigida, a Telefônica foi pioneira em desenvolver um trabalho visando elevar o nível de escolaridade das pessoas com necessidades especiais.

• Por meio da parceria com o SENAI, a empresa em 2010 expandiu a contratação de pessoas com deficiência, após se qualificarem com os cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI.

Diante do estudo de caso relacionado sobre esta organização, observa-se que a mesma investe mais em ações sociais. Tal afirmação pode ser confirmada diante das seguintes ações: ter assinado o Pacto Coletivo de Inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, em 2008; desenvolveu um trabalho visando elevar o nível de escolaridade das pessoas com necessidade especiais; firmou parceria com o SENAI para contratar pessoas com necessidade especiais, depois da sua qualificação profissional.

Estes dados também revelam que a empresa pode ser considerada atuante em Responsabilidade Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com