TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Smak

Casos: Restaurante Smak. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera

Unidade Pelotas-RS

Ciências Contábeis

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Milena Böhlke Protzen RA 9133242093

Patrícia B.A.Heinrich RA 9134245673

Tânia Oliveira RA 8981234514

Desafio Profissional

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Professora:Mª Renata M.G.Dalpiaz

Pelotas/2014

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO............................................................................................2

2.0 O QUE É MATRIZ SWOT...........................................................................3

2.1 MATRIZ SWOT RESTAURANTE SMAK...................................................6

2.2 DIAGNÓSTICO-RESTAURANTE SMAK...................................................6

3.0 DESENVOLVIMENTO................................................................................7

CONCLUSÃO.................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................12

1.0 INTRODUÇÃO

O objetivo do desafio profissional é identificar os problemas que afetam o Restaurante Smak da família Partala situado no município de Vale da Felicidade , propondo soluções a proprietária Irena ressaltando a importância do comportamento organizacional e do empreendedorismo para a gestão.

Para facilitar esse processo usamos a Matriz SWOT,para podermos identificar as forças e fraquezas ,oportunidades e as ameaças que o restaurante enfrenta.Diagnosticando os problemas e apresentando propostas de melhorias para que a proprietária tenha condições de alavancar os negócios.

2.0 O QUE É MATRIZ SWOT?

A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Estas análises de cenário se dividem em:

Ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos Padronização dos Processos Eliminação de redudância Foco na atividade principal;

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Fiabilidade e Confiança nos dados Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica Redução de erros;

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspetos que podem constituir contrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

Ambiente Interno

Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Ambiente Externo

Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças, irá facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com