TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria Da Contabilidade

Exames: Resumo Teoria Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO ARTIGO: Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma análise do ensino da teoria da contabilidade.

Se percebe a importância em se conhecer apropriadamente os conceitos básicos da Contabilidade e o ato de analisar suas características para o desenvolvimento da Teoria Contábil. Tendo como finalidade aprofundar-se em alguns termos explorados na Contabilidade, e se direcionar melhor o estudo desta ferramenta.

O ativo de certa forma pode ser compreendido como núcleo fundamental da Teoria Contábil, se condiz como conjunto de bens e direitos ou recursos econômico capaz de gerar fluxo de caixa, portanto utilidade do conceito de ativos define outros importantes termos como receitas, despesas, perdas e ganhos. Os ativos podem se classificar em Tangíveis ou Intangíveis e tem as seguintes características.

Tangíveis: Compreendido por bens e direitos futuros com corpo físico e financeiro como: Automóveis, prédios, máquinas entre outros.

Intangíveis: Compreendido por bens e direito futuros que não tem corpo físico como: Marcas, patentes, direitos autorais e fundos de comércio.

Já quando nos referimos ao passivo, de modo geral ele é visto como as obrigações de uma empresa, sendo a decorrência de eventos realizados no passado em troca de ativos, reconhecidos no presente e previsto de quitação no futuro, ressaltando que esse processo não é necessariamente uma regra.

Podemos mensurar os passivos como exigíveis e não exigíveis tendo como características os seguintes aspectos.

Exigíveis: São obrigações com terceiros como fornecedores.

Não exigíveis: São obrigações com os sócios da empresa.

O goodwill é um termo ligado à contabilidade que diz respeito ao valor de mercado de uma empresa, não incluso diretamente o capital dos valores dos seus ativos e passivos, e ligado diretamente ao que chamamos de bens intangíveis. Como exemplos temos imagem de mercado, marca, caderneta de clientes, entre outros.

A criação do termo goodwill surgiu com o propósito de justificar a razão pela qual s empresas eram vendidas por um preço superior ao de seu capital físico.

A receita pode ser compreendida como a ação que gera acréscimo patrimonial relacionado a dinheiro ou direitos à empresa, utilizando como método o objetivo social da entidade, ou seja:

Uma prestadora de serviços no ato de vender um serviço à um cliente adquire à bens ou direitos utilizando seu objeto social para isso.

Despesas . . .

Ganhos . . .

Perdas . . .

uma análise do ensino da teoria da contabilidade...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com