TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do filme sobre a história da saúde pública no Brasil

Resenha: Revisão do filme sobre a história da saúde pública no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 2

O filme relata a trajetória política que o Brasil vem enfrentando e a problemática na saúde pública desde o inicio do século XX.

Bem como começar a dizer sobre a historia da saúde publica no Brasil, se já começou uma bagunça, e no século XX veio as grandes epidemias, e claro que mesmo naquela época a grande maioria da população brasileira era de pessoas humildes trabalhadores, que não tinham dinheiro para ter médicos particulares, e sendo assim eles não tinham como tratar suas doenças, nessa época o Brasil estava em crescimento e quando os governantes viram que os estrangeiros nem queriam entrar no nosso país ele “supostamente pensaram na “Saúde da População” .

Muitas revoluções foram feitas pelos menos privilegiados, eles alegavam o seu direito na saúde, mais isso não deveria nem ter acontecido , sendo que isso é obrigação de qualquer nação, mais como estamos falando de Brasil, depois de muitas mortes e paralisações industriais, foi tomada alguma atitude a favor da saúde da população, mais observando esse documentário temos a opinião que só foi tomada essa atitude devido o enorme crise financeira que a greve causou nos empresários.

A saúde publica sofreu muitas mudanças desde a sua criação, só uma coisa não mudou foi a arrecadação de impostos dos funcionários. A ideia principal era arrecadar dinheiro dos contribuintes para investir na saúde, mais como podemos perceber isso não acontece até hoje, aonde era para ser investido não foi , outras obras desnecessárias foram feitas com a verba de hospitais.Um dos grandes erros foi que apenas as pessoas que tinham carteiras assinadas tinham direito a assistência médica, mas nem as mesma tinham essa assistência, e esse sistema não durou muito, ocorreu mais uma vez uma grande manifestação da população pedindo para serem respeitados seus direitos, eles queriam um atendimento adequado. Nessa época a população brasileira estava em crescimento e em seus bairros não tinham nenhum serviço de saúde.

Mais uma vez foi mudado o serviço de saúde, hoje em dia temos o SUS, diferente do antigo INAMPS, hoje qualquer cidadão brasileiro e de qualquer classe social. É claro que esse sistema está longe de ser um modelo de saúde publica, mais estamos caminhando, ainda como naquela época temos casos de desvio de dinheiro de obras de hospitais, atualmente esta em votação uma lei para aumentar a destinação de verba publica para a saúde, esperemos que dessa vez esses projetos se concretizem e a população brasileira tenha realmente uma assistência médica de boa qualidade, já que elas pagam um absurdo de impostos que não investido adequadamente em nosso favor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com