TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas

Dissertações: Rochas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  11.036 Visualizações

Página 1 de 10

CÁPITULO 5

1. Por que as rochas intrusivas têm granulação grossa e as rochas extrusivas têm granulação fina?

A granulação está relacionada com o tempo de resfriamento e, portanto, com o local onde ele acontece. O resfriamento lento dos magmas no interior da Terra proporciona o tempo adequado dos grandes cristais encaixados entre si que caracterizam as rochas ígneas intrusivas. O resfriamento rápido dos magmas na superfície terrestre não proporciona o tempo adequado para que os cristais cresçam dessa forma rochas ígneas apresentam granulação fina ou aparência vítrea.

2. Que tipos de minerais você encontraria em uma rocha ígnea máfica?

As rochas ígneas máficas são ricas em piroxênios e olivinas. Tais minerais são relativamente pobres em sílica, porém ricos em ferro e magnésio, elementos responsáveis pela coloração escura deste tipo de rocha.

3. Que tipos de rochas ígneas contêm quartzo?

As rochas ígneas félsicas e as rochas ígneas intermediárias são os tipos de rochas quem contém quartzo.

4-Cite duas rochas ígneas intrusivas com teor de sílica maior que o do gabro.

O gabro é uma rocha intrusiva máfica, ou seja, apresenta teor de sílica muito baixo. Duas rochas ígneas intrusivas com maio teor de sílica que o do gabro é o granito e granodiorito.

5. Qual a diferença entre um magma formado por cristalização fracionada e um formado por resfriamento normal?

O magma formado por cristalização fracionada tem seus cristais segregados do líquido remanescente. Já os magmas formados por resfriamento normal não apresentam cristais.

6- Como a cristalização fracionada leva à diferenciação magmática?

Processo de diferenciação magmática decorrente da cristalização progressiva de minerais diversos a partir de um magma parental com o decaimento de temperatura de maneira a cristalizarem antes os minerais de mais alto ponto de fusão (os mais ferro-magnesianos), resultando em cristais e magma residual que têm, separadamente, composição diferente daquela do magma original e, com o avanço do processo obtém-se minerais mais félsicos em sua composição.

Estas fases minerais fracionadas podem se concentrar e formar rochas de diversas composições através de vários processos, como: decantação de cristais mais pesados em camadas no fundo da câmara magmática, flotação de cristais mais leves em camadas mais para o topo, filtragem do magma residual pressionado/bombeado para fora da câmara magmática com concentração de minerais em bandas devido ao fluxo hidráulico do magma com seus cristais em suspensão. Além da temperatura, variações da pressão e de fases fluidas no magma, entre outros fatores, podem alterar a sequência de cristalização magmática.

7- Em que lugar da crosta, do manto ou do núcleo você encontraria fusão parcial de composição basáltica?

Encontraria fusão parcial de composição basáltica na interação manto-núcleo.

8- Em que ambientes tectônicos você esperaria que se formassem magmas?

Os magmas são formados em três principais ambientes tectônicos. São eles:

• Zona de subducção: quando uma placa oceânica subducta sob uma placa continental. Em função do aumento da temperatura, à medida que a placa mergulha ocorre à perda de voláteis, e esses voláteis favorecem a fusão do manto litosférico acima desta placa, formando magmas. O magma formado pode ascender em diferentes níveis da crosta dando origem a cadeias de montanhas. Em zonas de subducção é comum ocorrer vulcanismo e tremores de terra.

• Zonas divergentes: quando as placas se afastam e há criação de crosta. As zonas divergentes são caracterizadas por intenso magmatismo de composição basáltico.

• Plumas quentes: também conhecido como “Hot Spot”, estes pontos quentes podem se originar no manto ou na interação manto e núcleo. O calor gerado por estes pontos quentes promove fusão das rochas do manto terrestre. À medida que a placa se movimenta acima do ponto do ponto quente há possibilidade de geração de magma formando cadeias de ilhas alinhadas.

9- Por que os magmas ascendem?

Depois de formados, os magmas, tendem a ascender em direção a superfície, por apresentarem uma densidade menor em relação à densidade das rochas que os circundam e por causa da expansão volumétrica que sofrem. A ascensão dos magmas em direção à superfície pode variar desde velocidades supersônicas, capazes de trazer para a superfície magmas formados no manto superior, até velocidades lentas.

10. Em que local do assoalho oceânico você encontraria magmas basálticos sendo derramados?

Podem-se encontrar magmas basálticos sendo derramados em zonas divergentes.

11. Grande parte da superfície da crosta terrestre e quase todo o manto são compostos de basalto ou de rochas ultramáficas. Por que existe uma abundância de granitos e andesitos na Terra? De onde vêm os materiais que constituem essas rochas?

Alguns geólogos acreditam que os granitos e andesitos são originados por meio da diferenciação do magma basáltico. Os materiais que constituem essas rochas são provenientes do magma.

PARA PENSAR

4. Se você fosse fazer um furo de sondagem na crosta de uma dorsal mesoceânica, que tipos de rochas intrusivas e extrusivas esperaria encontrar na superfície ou próximo a ela? Quais rochas ígneas intrusivas ou extrusivas esperaria observar na base da crosta?

Encontraria rochas extrusivas máficas, por exemplo, o basalto.

6. Por que um plúton zonado é uma evidência de cristalização fracionada?

Os plútons são grandes massas ígneas formadas em profundidade, na crosta terrestre. Um plúton zonado é uma evidência de cristalização fracionada porque seu magma é resfriado lentamente.

CAPÍTULO 7

1. O que as diversas rochas utilizadas em monumentos podem nos dizer sobre o intemperismo?

As diversas rochas utilizadas em monumentos podem nos dizer que todas as rochas que se encontram na superfície da crosta terrestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com