TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolamentos

Projeto de pesquisa: Rolamentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

• INTRODUÇÃO;...................................................................... pg. 1 – 2;

• CRITÉRIOS PARA MANUSEIO,

ARMAZENAMENTO E MONTAGEM DOS ROLAMENTOS;............ pg. 3 – 7;

• Tolerâncias de ajuste para montagem do rolamento........... pg. 8 – 11;

• Desmontagem;..................................................................... pg. 12 – 14;

• ANALISE DE RISCO NO MANUSEIO E NOS PROCESSOS

DE MONTAGEM E DESMONTAGEM DO ROLAMENTO /

PROCEDIMENTOS DE USO DOS EPI’S;...................................pg. 15;

• MODO DE USO E APLICAÇÃO DOS EPI’S;.............................. pg. 16 - 17;

• BIBLIOGRAFIA;...................................................................... pg. 18;

Rolamentos

Existe hoje no mercado diversos fabricantes e fornecedores, sendo:

- SKF ;

- NSK;

-NACHI, Dentre outras.

Os principais tipos de rolamentos existente no mercado são:

- Rolamento de esfera:

Os rolamentos rígidos de esferas SKF apresentam ranhuras com cavas profundas e ininterruptas. As ranhuras das cavas têm uma osculação próxima às esferas, o que permite aos rolamentos acomodar as cargas radiais e axiais em ambas as direções. Além de serem especialmente versáteis, esses rolamentos:

• têm design simples;

• não são separáveis;

• são adequados para velocidades altas e altíssimas;

• são eficazes na operação e exigem pouca manutenção.

Os rolamentos rígidos de esfera são o tipo de rolamento mais utilizado.

- Rolamento de Rolo (cônico / cilíndrico / agulha):

* Rolamento de Rolo Cônico:

Os rolamentos de rolos cônicos têm pistas de anel interno e externo cônicas e rolos cônicos. Eles são adequados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. As linhas de projeção das pistas convergem em um ponto comum no eixo do rolamento (fig. 1) para oferecer movimento rolante autêntico e baixo atrito. A capacidade de carga axial dos rolamentos de rolos cônicos torna-se maior à medida que se aumenta o ângulo de contato (α). O tamanho do ângulo é indicado pelo fator de cálculo e (tabelas de produto †): quanto maior o valor de e, maior será o ângulo de contato. É comum ajustar um rolamento de uma carreira de rolos cônicos contra um segundo rolamento de rolos cônicos.

Os rolamentos de uma carreira de rolos cônicos são separáveis (fig. 2), ou seja, o anel interno com conjunto de gaiola e rolos (cone) pode ser montado separadamente do anel externo (capa).

* Rolamento de Rolo Cilíndrico:

Rolamentos de rolos cilíndricos são rolamentos de construção simples em que os rolos de forma cilíndrica estão em contato linear com a pista. Possuem uma grande capacidade de carga, principalmente, apoiando a carga radial. Como o atrito entre os corpos rolantes e o rebordo do anel é reduzido, osrolamentos de rolos cilíndricos são adequados para altas rotações.

*Rolamento de Rolos de “Agulha”.

Os rolamentos de rolos de agulhas são rolamentos com rolos cilíndricos de diâmetro pequeno. A despeito de sua seção transversal baixa, os rolamentos de rolos de agulhas possuem uma alta capacidade de carga e, portanto, são extremamente indicados para arranjos de rolamentos, nos quais o espaço radial é limitado.

Algumas variações dos modelos:

CRITÉRIOS PARA MANUSEIO, ARMAZENAMENTO E MONTAGEM DOS ROLAMENTOS.

Os rolamentos são componentes de precisão e para preservar sua exatidão e confiabilidade deve-se tomar cuidado no seu manuseio.

Obs.: Em particular, deve-se manter a limpeza dos rolamentos, evitar impactos e prevenir a oxidação.

Armazenamento

As maiorias dos rolamentos são recobertos com umacamada de óleo protetivo contra a oxidação antes deserem empacotados e transportados, e devemser armazenados a temperatura ambiente com uma umidaderelativa inferior a 60%.

Montagem

Preparação para a montagem

Os rolamentos devem ser instalados em um ambiente limpo e seco.

Especialmente quando se trata de rolamentos pequenos e miniatura, deve-se providenciar um local de trabalho limpo, pois a poeira afeta muito a eficiência dos rolamentos.

Antes da montagem, deve-se limpar todas as ferramentas de ajuste, eixos, alojamentos e partes relacionadas e, se necessário remover todas as lascas cortantes ou protuberâncias.

Deve-se inspecionar as superfícies dos eixos e alojamentos para avaliar a rugosidade, verificar a precisão dimensional e de desenho, assegurando que estejam dentro dos limites de tolerância permissíveis.

Os rolamentos devem ser desempacotados somente no momento de serem montados. Normalmente, os rolamentos lubrificados com graxa podem ser montados como estão, sem a remoção da proteção contra a oxidação. Entretanto, os rolamentos que devem ser lubrificados com óleo, ou em casos onde a mistura da graxa com a camada protetora contra oxidação possam causar perdas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com