TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Trabalhitas

Seminário: Rotinas Trabalhitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias de hoje, visivelmente marcados pelo desenvolvimento econômico e tecnológico, o sucesso pessoal é dirigido basicamente a conquistas materiais. Pessoas são valorizadas pela competência em obter dinheiro, poder e status. Vivemos um cotidiano doente, onde pressão e ansiedade são nossos imperadores.

Está se tornando comum a presença constante de ansiedade e estresse no cotidiano, principalmente nas grandes metrópoles. A competitividade, a sedução pelo consumo de bens muitas vezes supérfluos e a pressão pela ascensão profissional são algumas das causas deste estado de tensão e insatisfação nos tempos modernos. A "luta pela sobrevivência" faz com que o indivíduo corra contra o tempo para não ser esmagado pela dor da derrota e pelas críticas alheias.

A sociedade atravessa uma era de mudanças rápidas, assim espera-se que cada indivíduo tenha agilidade suficiente para vencer obstáculos, ganhar dinheiro, construir uma vida estável - nada mal para um final de milênio tão conturbado. Realmente, é necessária a adaptação aos novos tempos. Mas simplesmente se adaptar não basta. É preciso, antes disto, criar um mundo melhor, gerar referências mais positivas para se viver. Senão, cada um continuamente, vai adaptar-se a padrões superficiais e sem sentido, criar uma rotina e dela tornar-se-á escravo.

Mas, de certa forma, esta corrida sem fim nem início faz com que ele próprio atropele suas reais chances de sucesso e realização. Várias carreiras são arruinadas pelos seus próprios protagonistas. A ambição cega e sem sentido e a rotina cotidiana é que desenvolve a decadência do homem. O ser humano moderno é pressionado em direção ao trabalho, mas não à formação profissional. Ele é pressionado a lutar para ganhar dinheiro, não para sentir-se realizado.

Não que viver uma rotina seja de todo prejudicial, afinal, na vida moderna, criá-la é necessário à sobrevivência e à realização de sonhos concretos. Só não deve-se confundir as coisas, relevando-a como único objetivo. Reconhecer e valorizar também o que preenche os corações é essencial para atingir equilíbrio e paz de espírito.

CONCEITO

Rotina é o conjunto de nossas atividades diárias que nem sempre proporcionam satisfação por viver; quer seja trabalhando, no lazer, fazendo compras ou desfrutando do convívio com amigos e parentes. Ou ainda, de acordo com o professor Francisco Assis Barbosa, rotina é a repetição das mesmas coisas, dos mesmos atos, prática costumeira, norma constante de proceder, praxe, monotonia, ramerão.

Em linhas gerais, rotina são os atos, fatos e comportamentos repetitivos do indivíduo que envolvem com determinada frequencia, sua carreira, vida familiar, espiritual, estudante/acadêmica e lazer.

Ás vezes, a rotina gera uma sempre a sensação de ganho ou remuneração adicional aparece em nosso corpo como: forma física, saúde, alegrias na alma, bem-estar com a família e com o trabalho, gostar do trabalho, controle do stress, isto é, um conjunto harmônico de todas as atividades de um indivíduo.

Os estudos focando a rotina dos indivíduos, em consonância com a qualidade de vida, teve início nos anos setenta, nos EUA, dentro das próprias empresas, quando os executivos descobriram que as empresas exigiam ao máximo de seus executivos e empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com