TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rubeola

Ensaios: Rubeola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

DEFINIÇÃO

Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.

AGENTE

A rubéola é transmitida por um vírus, pertencente ao gênero Rubivírus, da família Togaviridae.

TRANSMIÇÃO

A rubéola congênita é transmitida, por via transplacentária, da mãe para o feto. A criança com rubéola congênita pode eliminar o vírus pela urina e secreções nasofaríngeas

Após o nascimento do bebê é transmitida, principalmente, por contato direto com indivíduos infectados, através de gotículas de secreções nasofaríngeas. A transmissão indireta é pouco freqüente, é através de contato com objetos contaminados com secreções nasofaríngeas, sangue e urina. A transmissão é maior nos primeiros meses de vida. Até os três meses de idade todas devem ser consideradas contagiantes.

Para a pessoa susceptível, a transmissão ocorre através do contato com secreções respiratórias (saliva, espirro, tosse) de um indivíduo infectado.

DIAGNÓSTICO

É difícil diferenciar clinicamente a rubéola de outras doenças exantemáticas. É importante, portanto, a confirmação do diagnóstico por exame laboratorial.

Diagnóstico Laboratorial: Sorologia com IgM reagente (por ELISA) na fase aguda, ou títulos crescentes de IgG em amostras pareadas (fases aguda e convalescente).

Por causa de sua semelhança com várias outras enfermidades, o diagnóstico preciso de rubéola só pode ser obtido pelo exame sorológico.

SINTOMAS

O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e os sintomas são parecidos com os da gripe:

* Dor de cabeça;

* Dor ao engolir;

* Dores no corpo (articulações e músculos);

* Coriza;

* Aparecimento de gânglios (ínguas);

* Febre;

* Manchas avermelhadas inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com